InícioEditorialPolítica NacionalLula monta estratégia para crise da segurança não cair no colo do...

Lula monta estratégia para crise da segurança não cair no colo do Planalto

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) e o ministro da Justiça, Flávio Dino 30 de outubro de 2023 | 17:15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quer atrair a crise da segurança pública no Rio para dentro do Palácio do Planalto. Tanto é assim que até mesmo compromissos foram transferidos de local. Uma reunião com os ministros Flávio Dino (Justiça), José Múcio (Defesa) e comandantes das Forças Armadas, por exemplo, estava prevista para ocorrer nesta segunda-feira, 30, no Planalto, com a presença de Lula. O encontro acabou sendo remarcado para o Ministério da Justiça, sem Lula e com menos participantes.

O governo negou que a reunião no Planalto estivesse agendada, embora a reportagem tenha confirmado a informação, na sexta-feira passada, com dois dos convidados. Havia, inclusive, a expectativa de participação de integrantes da equipe econômica e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues.

A reunião desta segunda-feira, 30, será agora no Ministério da Justiça, conduzida pelo secretário-executivo da pasta, Ricardo Capelli. O encontro está marcado para 18 horas e contará com a presença de secretários do governo do Rio. Trata-se de uma força-tarefa para “seguir o dinheiro do crime”, nas palavras do próprio Capelli.

Embora o governo federal se disponha a ajudar na crise, Lula não quer que o desgaste com a segurança pública caia no seu colo. Na terça-feira, 24, o governador do Rio, Cláudio Castro, chegou a anunciar a criação de um grupo de trabalho com o Ministério da Justiça. O objetivo é investigar o fluxo da lavagem de dinheiro pelas máfias no Rio.

Weslley Galzo/Estadão

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Em ato, Malafaia pede renúncia de comandantes das Forças Armadas

Pastor afirma que os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica devem deixar os cargos...

Gigolô não! Nego Di conta que está sendo processado por Davi Brito

Davi Brito decidiu processar Nego Di depois de ser xingado pelo humorista, que palpitou...

Mãe sai em defesa de Davi em polêmica com Mani: “É íntegro”

Na noite desse sábado, a mãe de Davi, Rosângela Brito, saiu em defesa do...

Mais para você