InícioEditorialPolítica NacionalLula propõe novo limite de gastos no Orçamento e critica distribuição de...

Lula propõe novo limite de gastos no Orçamento e critica distribuição de recursos

Presidente quer rediscutir margem para despesas do governo sob a alegação de que houve crescimento econômico e aumento das receitas no país

Ricardo Stuckert/PR

Lula fala no Palácio do Planalto sobre a cerimônia de divulgação dos resultados do Novo PAC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou interesse em discutir com o Congresso Nacional um novo limite de gastos no Orçamento, diante do cenário de crescimento econômico e aumento das receitas no país. Em um discurso no Palácio do Planalto, Lula ressaltou a necessidade de revisar o limite de gastos, considerando o aumento da arrecadação. O atual arcabouço fiscal, aprovado e sancionado pelo Congresso em 2023, estabelece um limite de despesas com base na variação da arrecadação do ano anterior. Com o bom desempenho da arrecadação em 2024, o cálculo do limite para o Orçamento de 2025 pode ser influenciado. A regra prevê um crescimento real mínimo de 0,6% e máximo de 2,5%, descontada a inflação. Durante a cerimônia do Novo PAC Seleções, parte do Programa de Aceleração do Crescimento, Lula destacou a importância do critério de seleção de projetos para Estados e municípios, que prioriza as necessidades reais de cada região.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O presidente ressaltou que o Novo PAC Seleções não é baseado em escolhas aleatórias, mas, sim, em critérios que visam atender às demandas de forma mais eficiente. Além disso, Lula criticou a falta de critérios na distribuição de recursos federais para Estados e municípios em gestões passadas, caracterizando como uma forma de governar “muito estranha”. Ele enfatizou a importância de manter uma base econômica sólida para que o Brasil possa se tornar uma das principais economias do mundo novamente, destacando a necessidade de estabilidade fiscal, econômica e social para alcançar esse objetivo.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

MPF investiga suposta omissão da PF em ação que matou 26 em Varginha

Polícia Federal indiciou 39 policiais do Bope e da PRF por supostos crimes de...

Casos TikTok e Musk põem holofote em debate político sobre redes e soberania digital

Foto: Tânia Rego/Arquivo/Agência Brasil Casos TikTok e Musk põem holofote em debate político...

Exclusivo: Rodrigão e Adriana Sant’Anna são condenados na Justiça

Quem aí não se recorda do caso babadeiro envolvendo uma briga do ex-BBB Rodrigão,...

CE: professor de muay thai e amigo são presos por golpe do falso Pix

Reprodução 1 de 1 imagem colorida dupla presa golpe pix loja suplementos ceara ...

Mais para você