InícioEntretenimentoCelebridadeLula se aproxima do 38º ministério e do recorde de Dilma

Lula se aproxima do 38º ministério e do recorde de Dilma

Lula se aproxima da criação de seu 38º ministério e do recorde estabelecido por Dilma Rousseff em seu segundo mandato. Em 2015, meses antes do impeachment, Dilma governava com 39 pastas.

Em negociação com o Centrão por uma base sólida de sustentação no Congresso, Lula trabalha na montagem de uma nova pasta, o Ministério da Micro e Pequena Empresa. Ela serviria para ampliar o espaço de novos aliados do governo, que tenta atrair o PP e o Republicanos.

No ranking de ocupação da Esplanada dos Ministérios desde a redemocratização, Lula e Dilma ocupam as cinco primeiras posições.

Dilma vence com as 39 pastas de 2015. Com as 37 pastas atualmente em funcionamento, Lula empata com ele mesmo no segundo mandato e com Dilma no primeiro. Logo atrás está o próprio Lula no primeiro mandato, com 35 ministérios.

Antes disso, em 1998, Fernando Henrique Cardoso chegou a governar com 30 ministérios. Michel Temer dividiu o governo em 29 pastas, e Itamar Franco, antecessor de FHC, em 28. Em seu primeiro ano de governo, 1985, Sarney governou com 27 ministérios.

O menor número de ministérios desde a redemocratização foi registrado nos governos Bolsonaro e Collor. Bolsonaro chegou a 23 ministérios e Collor governou com 16, tendo iniciado o governo com 12.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Padilha e Rui Costa se reúnem com vice-líderes para tratar de vetos

Encontro será realizado na casa de um dos vice-líderes, deputado Emanuel Pinheiro; momento é...

Padilha diz que governo quer liberar parte dos R$ 5,6 bilhões em emendas vetados por Lula

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha...

Boletim semanal de arboviroses – 14 a 20/04

Entre os dias 14 e 20 de abril, a Secretaria de Saúde da Prefeitura...

Após vídeos com manobras ilegais, influencer tem moto apreendida no DF

Após divulgar vídeos fazendo manobras perigosas, ilegais e zombando de policias, sobre uma moto...

Mais para você