Pesquisar

Pesquisar

InícioEditorialNotíciasMacron sugere que população da França decida ‘temas cruciais’ em 2025

Macron sugere que população da França decida ‘temas cruciais’ em 2025

Em sua tradicional mensagem de Ano Novo, o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na última terça-feira (31) que os franceses terão a oportunidade de decidir sobre temas cruciais em 2025. Esta declaração sugere a realização de plebiscitos e votações locais para questões próximas à vida da população, em um esforço para escutar as demandas populares. A iniciativa surge em um momento em que o governo de Macron enfrenta um período de impopularidade, agravado por crises políticas em 2024, que incluíram eleições legislativas antecipadas e a queda de dois primeiros-ministros, Michel Barnier e François Bayrou, devido a votos de desconfiança.

O presidente teme que um novo voto de desconfiança no primeiro semestre de 2025 possa levar a novas eleições legislativas no verão, colocando seu partido em uma posição difícil para as próximas eleições presidenciais. Macron destacou que temas como imigração, acordos comerciais, incluindo o da União Europeia com o Mercosul, e políticas verdes e migratórias poderão ser discutidos e votados pela sociedade, embora não tenha especificado quais questões serão levadas a plebiscito.

O ano de 2025 promete ser movimentado politicamente na Europa, com grandes eleições previstas, começando pela Alemanha em fevereiro. As decisões tomadas na França e na Alemanha têm potencial para repercutir em todo o continente e no mundo. A situação política na França será acompanhada de perto, com atualizações constantes para a audiência, à medida que o cenário se desenvolve.

*Com informações de Luca Bassani 

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itamaraju e região na palma da sua mão.

Entre no grupo. Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Mais para você