São Paulo — Em um debate eleitoral para a Prefeitura da capital paulista, repleto de regras para dificultar ataques entre candidatos, promovido pelo Flow News nesta segunda-feira (23/9), Pablo Marçal (PRTB) e Guilherme Boulos (PSOL) protagonizaram um dos poucos momentos de troca de ofensas.
Os dois candidatos foram escolhidos por sorteio para responder a uma pergunta sobre poluição atmosférica. Marçal falou sobre incentivos para a eletrificação das frotas de automóveis e do transporte público e passou a criticar a poluição dos rios da cidade. Boulos, por sua vez, prometeu trocar metade da frota de ônibus por veículos híbridos e fez promessas relacionadas à reciclagem.
Em sua réplica, Marçal partiu para o ataque e saiu do tema. “Boulos não vai ganhar porque ele é o único aqui que não tem chance de vencer a Prefeitura de São Paulo”, disse. “Queria até me dirigir a você, que fez essa pergunta: se alguém fizer uma invasão e a Guarda Civil Metropolitana intervir para combater isso, de que lado o Boulos vai ficar? É um conflito de interesse?”.
Marçal, que em debates anteriores acusou, sem nenhuma prova, Boulos de usar cocaína, fez uma referência indireta à acusação. Ele já foi multado pela Justiça Eleitoral por causa da acusação. “Você falou sobre poluição. A gente não aguenta mais cheirar essa poluição”, disse o ex-coach, enfatizando o verbo “cheirar”.
Boulos não tinha mais direito de falar naquela rodada de perguntas, mas, por sorteio, acabou ficando no púlpito na pergunta seguinte, que era sobre o analfabetismo.
Antes de responder à pergunta, Boulos rebateu o ex-coach: “Ô Marçal, a única coisa que vou invadir nessa campanha é a sua cabecinha vazia. E vou invadir com ideias, com propostas”. Ele finalizou a fala perguntando se, assim, Marçal não votaria nele.
O debate do Flow News desta segunda-feira foi o oitavo encontro entre os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. Participaram Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo). Em um dos debates, organizado pela revista Veja, Nunes, Boulos e Datena não compareceram.
1 de 12
Pablo Marçal (PRTB) insinua que Guilherme Boulos (PSol) tenha ligação com drogas durante debate à Prefeitura de SP da Band
Reprodução- Bandeirantes
2 de 12
Pablo Marçal ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro
Reprodução/Instagram
3 de 12
Pablo Marçal durante entrevista coletiva após o debate da Band em São Paulo
Renato Pizzutto/Band
4 de 12
Pablo Marçal discursa no palanque de Tarcísio de Freitas em 2022
Reprodução/Instagram
5 de 12
João Doria e Pablo Marçal
Reprodução/Instagram
6 de 12
Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSol) em debate da Band
Reprodução- Band
7 de 12
O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) anuncia Pablo Marçal na Câmara dos Deputados
Reprodução/Instagram
8 de 12
Pablo Marçal é o candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo
Reprodução
9 de 12
Embora sejam adversários na disputa eleitoral em SP, Pablo Marçal e Marina Helena (Novo) já fizeram algumas dobradinhas em debates
Reprodução/Instagram
10 de 12
Marçal junto do deputado Marcel van Hattem (Novo-RS)
Reprodução/Instagram
11 de 12
A deputada estadual bolsonarista Dani Alonso (PL-SP) se diz amiga de Pablo Marçal
Reprodução/Instagram
12 de 12
Pablo Marçal conversa com o senador Sergio Moro
Igor Gadelha/Metropoles
Na última pesquisa Datafolha, divulgada na última quinta-feira (19/9), Nunes aparece com 27% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Guilherme Boulos, que tem 26%. Na sequência estão Pablo Marçal (19%), Tabata Amaral (8%), Datena (6%) e Marina Helena (3%).