InícioEditorialMicro e pequenas empresas geraram 8 em cada 10 empregos em 2023

Micro e pequenas empresas geraram 8 em cada 10 empregos em 2023

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgou nesta sexta-feira, 2, um estudo que revelou que as micro e pequenas empresas responderam por 8 em cada 10 empregos criados na economia em 2023. A pesquisa foi realizada a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que registrou que o Brasil está no menor patamar de desemprego desde 2014. No acumulado do ano, o país obteve 1,48 milhão de novas contratações, sendo que os pequenos negócios criaram 1,18 milhão de empregos (80,1%) e as médias e grandes empresas responderam por 209,99 mil vagas, o equivalente a 14,2% do total. Este é o terceiro ano seguido que as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de novos postos de trabalho no país. 

O destaque anual das MPE ficou com o setor de Serviços que criou 631 mil novas vagas, seguido pelo Comércio (263,25 mil) e Construção (180,52 mil). Já entre as MGE, Serviços contratou 181,87 mil pessoas, Transformação (23,5 mil) e o Comércio (13,23 mil). Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, a expectativa da entidade é trabalhar em conjunto com o Governo Federal, para que os números de vagas ofertadas sejam ampliados em 2024. “As pequenas empresas são o principal motor da nossa economia e responsáveis pela sobrevivência de 86,5 milhões de brasileiros, o que equivale a aproximadamente 40% da população do país”, iniciou. “Acreditamos que esses números podem ser ainda melhores este ano, na medida em que a taxa Selic caia com uma velocidade maior. Com mais inovação, mais acesso a crédito e um melhor ambiente de negócios, esses empreendedores poderão contribuir ainda mais com a redução das desigualdades sociais e com o desenvolvimento sustentável”, finalizou Lima.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Leia declarações de Lula e de Bolsonaro em 2 anos de guerra na Ucrânia

O ex-presidente manteve posição de neutralidade enquanto o atual tentou assumir papel de mediador...

Bolsonaristas preferem que impeachment de Lula só avance em 2025

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto 1 de 1 Rodeada por parlamentares bolsonaristas, deputada federal Carla Zambelli...

Lula critica apostas on-line e diz que “todo mundo joga no bicho”

Presidente declara que as empresas “não pagam imposto ainda”, mas setor foi regulamentado e...

J&F e Odebrecht usam lei de terras a estrangeiros em brigas de bilhões

O debate sobre restrições do acesso a terras por estrangeiros, objeto de ações no...

Mais para você