InícioEditorialPolítica NacionalMinistra do Turismo pede desfiliação do União Brasil

Ministra do Turismo pede desfiliação do União Brasil

Daniela Carneiro chefia um dos três ministérios indicados pela legenda a integrarem o primeiro escalão do governo Lula; outros cinco deputados também anunciaram saída do partido

Roberto Castro/Mtur – 26/01/2023

Ministra do Turismo, Daniela Carneiro em reunião da pasta junto com o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a desfiliação da legenda. O pedido, realizado no dia 6 de abril, foi apresentado à Corte e encontra-se sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposenta nesta terça-feira, 3. Atualmente, Daniela integra o bloco de três ministros – juntamente com a pasta das Comunicações e da Integração e Desenvolvimento Regional – que foram indicações do União para integrar o primeiro escalão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo com as nomeações, uma ala da legenda ainda não sentiu-se completamente apreciada e optou por seguir de maneira independente em relação à base de apoio petista. Além da ministra, os deputados federais Chiquinho Brazão, Dani Cunha, Juninho do Pneu, Ricardo David e Marcos Soares – todos do Rio de Janeiro – também apresentaram seus pedidos de desfiliação.

Os desentendimentos teriam começado após o vice-presidente do partido, Antônio Rueda, articular para tirar o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, esposo de Daniela Carneiro, do comando do diretório fluminense. Com a movimentação, no mesmo dia, Waguinho se filiou ao Republicanos e tomou posse como presidente estadual do partido no Rio. Segundo o político, será um momento importante e classificou seu novo partido como “mais isento” e “aberto às novas discussões”. Segundo apuração da Jovem Pan, a ação do Republicanos teria como princípio uma tentativa de aproximação da legenda com o governo federal através do diretório do Rio de Janeiro. Até o momento, não houve manifestação oficial do União Brasil sobre o caso.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Sou homossexual, não sou bandido”, diz deputado acusado de pedofilia

O deputado federal Professor Alcides Ribeiro (PL-GO), suspeito de manter relações sexuais com menores...

Saiba quem são os 16 detentos que fugiram após invasão de presídio na Bahia

Além de Ednaldo Pereira Souza, os detentos que fugiram foram...

iPhone 16 está caro? Veja 6 celulares Android potentes para comprar

Para quem é fã de iPhone, é difícil desapegar, mas se o valor do...

Pastor Jacques Balbino e Kemilly Santos encerram com chave de ouro o Aviva Quixeramobim 2024

O evento “Aviva Quixeramobim 2024” encerrou-se nesta quarta-feira com uma apresentação emocionante da cantora...

Mais para você