InícioEditorialPolítica NacionalMinistro da Previdência promete reduzir fila do INSS até dezembro

Ministro da Previdência promete reduzir fila do INSS até dezembro

Carlos Lupi afirmou em audiência na Câmara dos Deputados que a meta é que solicitações e pedidos cumpram o prazo máximo permitido por lei, que é de 45 dias

ALEXANDRE BRUM/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social

O ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), participou, nesta quarta-feira, 20, de uma audiência na Câmara dos Deputados, onde declarou que a espera por um benefício é o maior desafio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) hoje, sobretudo diante da recente alta nos pedidos por auxílios e aposentadorias. O ministro disse que a meta é reduzir as filas até o final do ano: “Neste mês de agosto, mais de 1 milhão de brasileiros entraram com algum pedido dentro do INSS e da Previdência Social (…) É um recorde na nossa história. Além do problema de enfrentar uma herança de filas, tem que resolver o que está agora. Nossa programação, intensão, trabalho e esforço é para que, até o final de dezembro, nós consigamos enquadrar todas essas solicitações e pedidos no prazo máximo permitido por lei, que é de 45 dias”. A pedido do deputado capitão Alberto Neto (PL), Lupi foi chamado para explicar as mudanças recentes no consignado do INSS. Para o parlamentar, o empréstimo é fundamental para aposentados e pensionistas, mas as alterações recentes nos juros da modalidade tem prejudicado idosos e principalmente os mais pobres.

“Para o que a pessoa utiliza o consignado? A maioria é para, primeiro, pagar dívidas (…) O segundo maior uso dos consignados é para comprar remédios. A gente não pode tirar o direito dessas pessoas de ter acesso a um crédito mais barato”, defendeu o deputado do PL. O ministro Carlos Lupi propôs que o teto para juros do empréstimo consignado do INSS, hoje em 1,91% ao mês, acompanhe a redução da taxa básica de juros (Selic): “Com essa mudança ótima do corte na taxa do Banco Central, nossa intenção é sempre acompanhar a média da taxa que o Banco Central abaixar”. Nesta quarta-feira, 20, o Banco Central reduziu a Selic para 12,75% ao ano, em mais um corte de 0,5 ponto percentual.

*Com informações do repórter André Anelli

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Justiça nega indenização por interceptação de Marisa na Lava Jato

Segundo a decisão do TRF-3, não houve “sentimento de ofensa e humilhação” que justificasse...

Gizelly Bicalho expõe Felipe Neto na web e youtuber se defende

A ex-BBB Gizelly Bicalho usou as redes sociais, nesse domingo (16/6), para expor o...

Em meio à Eurocopa, Mbappé se posiciona sobre política na França

Kristian Skeie – UEFA/UEFA via Getty Images 1 de 1 Mbappé, França - Metrópoles...

São Paulo registra mais de 700 obras públicas paradas ou atrasadas

As cidades paulistas registraram 734 obras atrasadas ou paralisadas que já consumiram cerca de...

Mais para você