InícioEditorialPolítica NacionalMoraes tira sigilo do caso das joias e abre vista para análise...

Moraes tira sigilo do caso das joias e abre vista para análise da PGR

Ministro do STF não vê razão para manter sigilo do processo contra Bolsonaro com o relatório da PF; o ex-presidente foi indiciado pela corporação

Moraes (foto) também determinou que os advogados envolvidos tenham acesso aos autos Sérgio Lima/Poder360 – 18.jun.2023

Letícia Pille 8.jul.2024 (segunda-feira) – 14h24

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, retirou o sigilo nesta 2ª feira (8.jul.2024) do caso da joias sauditas (Pet 11.645) e abriu prazo para análise da PGR (Procuradoria Geral da República), que terá 15 dias para se manifestar.

Na última 6ª feira (4.jul), a PF (Polícia Federal) indiciou o ex-presidente e outras 11 pessoas no inquérito que apura a venda ilegal de joias da Arábia Saudita no exterior. A corporação concluiu haver indícios de crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro, e apropriação de bens públicos. 

O relatório da PF, que indiciou Bolsonaro, também se tornou público na tarde desta 2ª (8). Com a análise do documento, a PGR pode pedir mais provas, arquivar o caso ou apresentar denúncia contra os indiciados.

Segundo o STF, o ministro considerou que, com o relatório da PF, não há razão para manter o processo sob sigilo. Moraes ainda determinou seja garantido o acesso integral aos advogados envolvidos.

Saiba o que será feito: 

a PGR vai analisar as provas colhidas pela PF e decidir se vai arquivar o caso, pedir mais investigações ou denunciar os envolvidos –a lista de crimes pode mudar; caso a PGR resolva denunciar os envolvidos, a denúncia será analisada pelo STF; o STF, então, pode decidir se aceita a denúncia ou se arquiva o caso. Se escolher aceitar a denúncia, os envolvidos viram réus e responderão ação penal –podendo ser condenados ou absolvidos. O Supremo também pode mandar o caso para a 1ª Instância.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Representando a moda masculina, Márcio Souza

O mercado da moda masculina tem tido uma considerável crescente no mercado mundial, mostrando...

Receita Federal divulga dados da arrecadação de junho na 5ª feira

O Fisco trará informações sobre as receitas depois que...

Da Venezuela a Argentina, Lula nega inimizades: “Elejam quem quiserem”

São Paulo — Depois de dar indiretas ao presidente argentino Javier Milei, o presidente...

Ministério da Saúde anuncia R$ 140 milhões para hospitais do Rio Grande do Sul

O Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 143,7 milhões para hospitais do...

Mais para você