InícioNotíciasPolíticaMorre Just Fontaine, maior artilheiro em uma edição da Copa do Mundo

Morre Just Fontaine, maior artilheiro em uma edição da Copa do Mundo

Maior artilheiro em uma única edição da Copa do Mundo de futebol, Just Fontaine morreu nesta quarta-feira (1º/3). O jogador marroquino, que defendeu a França no torneio de 1958, tinha 89 anos. A morte foi confirmada pela Agence France-Presse (AFP), citando anúncio feito pela família do futebolista.

Just Fontaine jogou apenas uma Copa do Mundo, a da Suécia, na qual marcou 13 gols, estabelecendo aos 25 anos um recorde que nem Pelé conseguiu bater. No torneio, a França chegou à semifinal, sendo derrotada justamente pelo Brasil.

O jogador nasceu em Marrakesh, capital do Marrocos, quando o país africano era um protetorado francês. Com a morte de Fontaine, apenas três jogadores da seleção francesa de 1958 continuam vivos: Dominique Colonna, Robert Mouynet e Bernard Chiarelli.

Ele começou a carreira em 1950 no Casablanca, se mudando para a França três anos depois, para defender o Nice. Em seguida, foi convocado pela seleção francesa. Três anos depois, foi defender as cores do Stade de Reims, onde jogou até a aposentadoria.

Fontaine deixou os campos em 1962. Isso aconteceu porque, em 1960, ele sofreu uma dura entrada durante jogo do Campeonato Francês, deixando-o com dupla fratura na perna direita. O atleta tentou retornar aos gramados, mas a lesão o obrigou a se aposentar, aos 28 anos.

Just Fontaine, então, iniciou uma discreta carreira de técnico. Seu destaque à beira dos gramados foi entre 1973 e 1976, quando levou o Paris Saint-Germain à primeira divisão do campeonato francês, e em 1980, quando levou a seleção de Marrocos ao terceiro lugar na Copa da África.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Buscar doação em Portugal para o RS é contraproducente, diz FAB

Mais de 200 toneladas de donativos foram arrecadados no país; governo articula com a...

SC: esposa descobre morte do companheiro usando localização de celular

Arquivo NSC 1 de 1 Imagem ilustrativa de sirene de polícia - Metrópoles ...

Chuvas afetam mais de 2 milhões de pessoas e atingem quase 90% das cidades gaúchas

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada...

Mais para você