InícioEditorialMP-RJ investiga interrupção do abastecimento de água no Rio; serviço será restabelecido...

MP-RJ investiga interrupção do abastecimento de água no Rio; serviço será restabelecido em 72h

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) oficiou, nesta segunda-feira, 28, órgãos e entidades responsáveis pela preservação e monitoramento do manancial em que está localizado o sistema Guandu, responsável pelo abastecimento de água potável de aproximadamente 13 milhões de pessoas na capital fluminense e região metropolitana. Segundo as investigações das autoridades do Rio de Janeiro, houve um despejo irregular de surfactante (substância presente no detergente) nesta segunda-feira, 28. O aparecimento de uma espuma de origem desconhecida na Estação de Tratamento de Água do Guandu fez com que moradores de diversos bairros do Rio de Janeiro ficassem sem água. O desabastecimento aconteceu por ordem da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), empresa responsável por serviços de saneamento no Estado.

Segundo a Cedae, a distribuição de água aos moradores retornou às 19h29 da segunda, mas o abastecimento total deve demorar até 72 horas para ser restabelecido. As cidades afetadas são Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A estação fechada é responsável por 80% do fornecimento de água na capital e região metropolitana. A Cedae informou ainda que a água com surfactante não foi, em momento algum, distribuída para a população. Assim que foi constatada a presença do composto na água, a captação foi interrompida, e a água que já estava no interior da estação foi descartada.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Relembre a morte de 9 estrelas de Direito de Amar, de volta à Globo

Reprodução 1 de 1 Foto colorida da novela Direito de Amar - metrópoles ...

Ciclone extratropical começa a se formar no Sul do Brasil

Um ciclone extratropical vai começar a se formar no Sul do Brasil a partir...

Deputado estadual Otoni de Paula Pai falece aos 71 anos

Na madrugada desta segunda-feira (27), morreu, aos 71 anos, o deputado estadual pelo Rio...

Mais para você