InícioEditorialMuseu do Futebol reabrirá nesta sexta-feira em SP com maior presença feminina

Museu do Futebol reabrirá nesta sexta-feira em SP com maior presença feminina

O Museu do Futebol de São Paulo reabre suas portas nesta sexta-feira (12) após mais de oito meses de reformas, e terá maior presença feminina. “Desde que foi inaugurado, o museu tinha uma lacuna, que era não contar a história do futebol feminino no Brasil”, explicou a diretora técnica do museu e uma das curadoras, Marília Bonas. “O que vemos hoje é uma renovação em que as mulheres estão igualmente representadas aos homens no Brasil. O futebol feminino foi proibido por 40 anos e isso ajuda a explicar por que aqui, no país do futebol, o futebol feminino não é tão valorizado quanto o masculino”, acrescentou Bonas. Além disso, “a remodelação traz à tona o debate sobre o racismo, a xenofobia e outras questões de direitos humanos que estão muito presentes no futebol, não só no Brasil, mas em todo o mundo”, destacou a curadora. Inaugurado em 2008 no estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol apresenta o ‘esporte bretão’ como parte indissociável da identidade nacional brasileira desde sua chegada ao Brasil no final do século 19.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Até seu fechamento para reforma em novembro de 2023, os quase 5 milhões de visitantes que passaram pelo museu só puderam conhecer a história e a evolução do futebol no Brasil através dos homens.   As façanhas das inúmeras estrelas que o futebol brasileiro produziu ao longo de sua história, de Pelé e Garrincha a Ronaldinho e Neymar, não eram acompanhadas pela presença de compatriotas do porte de Marta, o que mudará com esta nova proposta. Para outro dos curadores, Leonel Kaz, “é um museu da história do Brasil contada por uma paixão, o futebol. É um museu de uma história antropológica, sociológica e etnográfica do povo brasileiro”. Propriedade do governo do estado de São Paulo, o Museu do Futebol recebeu 15,8 milhões de reais para sua reforma.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Museu do Futebol (@museudofutebol)

*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Américo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Diretora do Serviço Secreto dos EUA é intimada pelo Congresso

Kimberly Cheatle confirma que testemunhará na sessão marcada por comitê republicano para a próxima...

Laudos de câncer atrasados chegam a 1 mil e HUB pede ajuda a hospitais

A Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DADT) do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB)...

“Tudo bem corintiano bater em mulher, Lula?”, diz Ciro Nogueira

Senador afirma ser “inaceitável” fala do presidente “perdoando” violência doméstica praticada por torcedores do...

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado...

Mais para você