InícioEditorialNorte e Nordeste lideram número de estudantes com nota máxima no Enem...

Norte e Nordeste lideram número de estudantes com nota máxima no Enem 2023

O Nordeste foi a região que teve o maior número de estudantes com nota máxima nas redações do Enem 2023. Dos 60 alunos que alcançaram a pontuação máxima, 25 são de estados nordestinos. Juntando a região Nordeste com a região Norte, essas duas regiões têm metade dos estudantes com nota 1.000 na prova aplicada no final do ano passado. O estado do Piauí possui seis estudantes com nota máxima. Esse número é igual ao número de estudantes com nota 1.000 do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul. Esses estados só são superados pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, que têm sete estudantes cada.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O número de estudantes com nota mil mais que triplicou entre o Enem 2022 e a última edição. Na primeira, foram 18 candidatos com a nota máxima, enquanto no Enem 2023 foram 60. O tema da redação, que abordou os desafios enfrentados pelas mulheres no trabalho de cuidado, também pode ter contribuído para o bom desempenho dos estudantes. Os dados divulgados pelo Inep mostram que apenas quatro dos 60 estudantes com nota 1.000 são da rede pública de ensino. Isso representa apenas 6,7% do total.

Muitos estudantes que concluíram o ensino médio em 2023 não fizeram o Enem. Cerca de metade dos estudantes que estavam nessa etapa no ano passado não participaram da última edição do exame. Diante dessa situação, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que os alunos do 3º ano do ensino médio receberão incentivo financeiro para participar do Enem. Além disso, o presidente Lula sancionou uma lei que cria uma poupança para que estudantes de baixa renda concluam o ensino médio.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro ofereceu apoio jurídico a jornalista português preso pela PF

Sérgio Tavares foi detido no aeroporto de Guarulhos neste domingo (25.fev) por problemas no...

Apoiadores atendem Bolsonaro e vão à Paulista sem faixas contra o STF

São Paulo — Os milhares de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que se aglomeram...

Movimentação aumenta e milhares se juntam na Avenida Paulista

Milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aguardam a chegada do político e...

Mais para você