Itamaraju: CREAS realiza mobilização em combate ao abuso de crianças e adolescentes

Itamaraju - creas - 2013-0519-3

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do município de Itamaraju realizou dois dias mobilização pela cidade em comemoração ao dia 18 de maio “Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e Exploração de Crianças e Adolescentes”.

As atividades foram iniciadas com uma audiência pública ocorrida no Fórum local da cidade no último dia (16) com representantes públicos e órgãos da sociedade civil. Na oportunidade ainda foi informado aos participantes sobre a origem do dia 18 de maio.

Origem do dia (18)

Itamaraju - creas - 2013-0519-2

O dia 18 de maio foi escolhido porque nesta data em 1973, na cidade de Vitória – ES aconteceu um crime bárbaro que chocou todo o país. O caso ficou conhecido como o “Caso Araceli” nome da menina de apenas oito anos, que teve todos os seus direitos humanos violentados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média, os agressores até hoje não foram punidos. Portanto há 13 anos esse dia demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Durante os dias 16 e 17 o município esteve em alerta e a equipe do CREAS com a rede de apoio esteve realizando diversas atividades pela cidade, além de trabalhos de panfletagem pelos bairros.

Itamaraju - creas - 2013-0519-1

No dia 17, pela manhã a equipe CREAS esteve visitando a Escola Municipal Várzea Alegre, onde foi ofertada aos alunos da unidade a visita de uma Psicóloga e Assistente Social (falando sobre a violência e seus impactos na vida de crianças e adolescentes), além da exibição do filme “Segredo Segredíssimo”). Essa visita ainda contou com a participação do Conselho Tutelar, de uma advogada, e acadêmicos do curso de serviço social da FACISA e da UNOPAR.

Já no período da tarde a visita da equipe CREAS foi à Escola Municipal Liberdade, onde a mobilização reuniu um grande número de pais e alunos da unidade. Durante a visita também foram feitas palestras, exibição do filme “Segredo Segredíssimo”, além de uma belíssima apresentação teatral realizada pelo Conselheiro Tutelar Irismar Santana, com o tema “Direitos violados – CREAS o melhor amigo”.

Itamaraju - creas - 2013-0519-5

Segundo a coordenadora do CREAS Celidalva Brito, essa programação fez parte da Campanha Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.

“É muito importante essa luta pelo fim da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, por isso qualquer pessoa com suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente, que esteja sofrendo violência deve denunciar pelo Disque 100 ou na sede do CREAS, Conselho Tutelar, ou Policia Militar”, informou a coordenadora.

Itamaraju - creas - 2013-0519-4

O objetivo da campanha é articular com a rede de apoio e seguimentos sociais, que tem como pressuposto a luta contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em nosso município, com o apoio dos pais, professores e responsáveis pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Todos os outros programas da Sec. de Desenvolvimento Social (CRAS I, CRAS II, PETI, Projovem e Casa de Passagem estiveram participando dessa mobilização além de diversas outras entidades sociais da cidade, como faculdades, creches, escolas e outros).

Veja mais imagens

[scrollGallery id=244 start=5 autoScroll=false thumbsdown=true]

Deixe seu comentário