InícioAno letivo começa para 835 mil estudantes da rede estadual

Ano letivo começa para 835 mil estudantes da rede estadual

Muita expectativa marcou, na manhã desta segunda-feira (15), a volta às aulas dos 835 mil alunos matriculados nos 1.320 colégios estaduais da Bahia. No Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador, onde estudam aproximadamente 1,5 mil alunos no ensino médio, o clima era de descontração, mas sem perder o foco nas metas. Nesta quarta-feira (17), será ministrada a aula inaugural de toda a rede. O evento, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, a Escola Parque, no bairro da Caixa D’água, na capital, terá participação do governador Rui Costa, com transmissão ao vivo pela TVE Bahia.

O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, esteve na unidade de ensino do Imbuí, na manhã desse primeiro dia de atividade. Na ocasião, ele reiterou os princípios do programa Educar para Transformar e fez anúncios. “Estamos ampliando o número de alunos na Educação Integral, saindo de 15 mil para 26 mil alunos, e o número de alunos na Educação Profissional, de 82 mil para 90 mil. Também ampliamos o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica [Emitec], uma modalidade interativa de ensino que utiliza a internet e a televisão para chegarmos às áreas mais remotas do nosso estado”.

Retorno às aulas na rede estadual Foto: Elói Corrêa/GOVBA

As vantagens de se dedicar nos estudos e, consequentemente, obter boas notas, foram enfatizadas aos alunos pelo diretor do colégio, Elísio Souza, logo no primeiro dia de aula. Segundo ele, os alunos que obtiverem o melhor desempenho concorrerão a vagas de estágio nos poderes Executivo e Judiciário. “Temos dois convênios com instituições estaduais, um com o Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia] e outro com o Tribunal de Justiça da Bahia [TJBA], em que a seleção dos estudantes para estágio é por mérito. São analisadas as notas e os alunos são encaminhados para entrevista. Geralmente, são selecionados para o estágio”. Elísio informou ainda sobre outra parceria com uma ONG internacional. “Oferecemos bolsa de cursinho pré-vestibular. São dez bolsas para alunos que estão indo agora para o 3º ano, também por mérito pela melhor nota. Trinta estudantes são encaminhados para uma empresa de recursos humanos e lá, através de dinâmicas de recrutamento, são selecionados para o curso pré-vestibular”.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Gilmar Mendes vota por ampliar alcance de foro privilegiado no STF

Foto: Felipe Sampaio/STF Ministro concedeu habeas corpus para manter processo de senador 29 de...

MC Guimê revela novo romance após fim do casamento com Lexa

Seis meses após anunciar a última separação de Lexa, MC Guimê falou, pela primeira...

Governo detalha bloqueio de R$ 2,9 bi e 13 ministérios são atingidos

O governo federal detalhou, em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da...

Morte encomendada, chifre e visita do capeta agitam a novela Renascer

Em cenas previstas para irem ao ar nesta sexta (29/3), de acordo com o...

Mais para você