InícioCasa do Escritor pode ser uma realidade na Bahia

Casa do Escritor pode ser uma realidade na Bahia

Escritores baianos se reúnem com Secretário de Cultura Jorge Portugal e debatem extensa pauta de reivindicações

Os Artistas da Palavra participaram ontem (28/01), no Museu de Arte da Bahia, de reunião com o Secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, para reivindicar e fazer sugestões para atividades e mudanças necessárias ao setor do Livro, Leitura e Literatura. (Foto: David Alves Gomes, Roberto Leal, Tiago Oliveira Nascimento, Jorge Baptista Carrano, Jorge Portugal, Valdeck Almeida de Jesus e Zulú Araújo).

SAM_4883

Fizeram parte do encontro representantes do setor da literatura e do livro, poetas e conselheiros de cultura, que apresentaram várias demandas, algumas delas históricas para a literatura. Estiveram presentes, o secretário de cultura do estado da Bahia; o presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulú Araújo; o presidente do Colegiado setorial de Literatura,  Conselheiro Estadual de Cultura e poeta Jorge Baptista Carrano; o presidente da UBESC-União Baiana de Escritores, poeta e editor Roberto Leal; o Conselheiro de Cultura do município do Salvador e poeta Thiago Nascimento; representando os coletivos Projeto Fala Escritor e Sarau da Onça, o poeta  e Cônsul do Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia, Valdeck Almeida de Jesus e o representante do coletivo de poesia marginal, Enegrecência poética.

Os Artistas da Palavra apresentaram uma dezena de demandas dos setores da literatura e do livro, a saber:  Criação de projetos de apoio à produção e impressão e circulação de livros de autores independentes, com a isenção fiscal para empresas de médio porte que patrocinem essas publicações; unidade do setor, agregando literatura, livro, leitura e biblioteca a partir de 2016; reordenação dos editais do setor quanto a seus objetivos, à sua formatação e uma linguagem mais acessível aos proponentes, principalmente do interior do estado que têm dificuldade de entendimento dos mesmos; Dar um maior impulso ao Mapa da Palavra; criação junto ao Congresso Nacional das profissões de Artista da Palavra e Mediador de Leitura; Projeto de feiras do livro itinerantes e permanentes nos territórios de identidade do estado; Festa do Cordel na Bahia nos 27 territórios de identidade do estado; instituição do Dia Nacional da Poesia na Bahia mantido em 14 de março, aniversário de Castro Alves com comemorações e eventos em Salvador durante todo o dia e a criação da Casa do escritor da Bahia conforme proposta abaixo:

SAM_4887

“Ao Secretário de Cultura do Estado da Bahia

Professor Jorge Portugal.

A presentamos proposta de criação da CASA DO ESCRITOR DA BAHIA em imóvel do centro histórico com apoio da SECULT (FPC – Fundação Pedro Calmon FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia e  IPAC –  Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), tendo a participação da sociedade civil  e do setor literário caracterizada por  curadoria (função remunerada com processo de indicação a ser determinado) escolhida no setor por período de quatro anos, renovável. Na CASA DO ESCRITOR DA BAHIA teríamos:

– Oficinas (voltadas ao publico interessado e alunos da rede estadual de ensino por indicação das escolas) que capacitem novos profissionais da cadeia do livro. Propostas de oficina: criação literária, promoção e incentivo de novos autores, orientação do entendimento da linguagem de editais, diagramação, design gráfico, revisão,  ilustração entre outras e serem determinadas.

– Salão de eventos para saraus permanentes de coletivos de poesia e apresentações correlatas, lançamento de livros e eventos literários.

– Sala para palestras, cursos e workshops (media cinquenta pessoas).

– Livraria onde a venda dos títulos será direta entre o autor e o leitor sem o preço de capa hoje cobrado pelas livrarias.

– Biblioteca onde serão catalogados livros de autores baianos cadastrados no Mapa da Palavra (uma unidade de cada título) para pesquisa e consulta.

– Comodos  que garantam a permanência de escritores e mediadores de leitura do interior que venham à capital para eventos e afins acolhendo-os durante a permanência.

– Café literário terceirizado com parte da renda (a ser determinada) será revertida à CASA DO ESCRITOR DA BAHIA para pagamento de serviços.

É necessário que esse imóvel tenha dimensões que atendam às demandas acima descritas, obedeça no seu projeto a critérios de acessibilidade, esteja no circuito cultural do Centro Histórico (Santo Antônio Além do Carmo seria interessante) com fácil acesso do público frequentador e próximo a terminais de transporte e área de estacionamento.

Estamos certos de que esse pleito atende às demandas do setor de Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca no estado da Bahia, consolidando-o em definitivo.

Atenciosamente.

Jorge Baptista Carrano

Colegiado Setorial de Literatura do estado da Bahia – Presidente.

Conselho diretivo do Livro Leitura e Biblioteca do município do Salvador – Conselheiro.

CEC – Conselho Estadual de Cultura – Conselheiro.

Projeto Fala Escritor (coletivo literário) – Coordenação.”

Os participantes saíram da reunião com a certeza de que o setor de Literatura e Livro será atendido nessas demandas, segundo o secretario de cultura do estado da Bahia, Jorge Portugal, que se mostrou bastante, e, portanto, o setor aguarda os desdobramentos e os representantes da área vão acompanhar a execução dos projetos.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Beneficiários do INSS receber o 13º a partir desta 4ª feira

O dinheiro será depositado com o benefício referente ao mês de abril, pago desta...

“Fiz o que pude”, diz passageiro que confrontou importunador em ônibus

Passageiros que estavam no ônibus onde um homem de 40 anos foi flagrado importunando...

Polícia Militar errou no procedimento no caso Porsche, diz Secretaria de Segurança Pública

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, nesta terça-feira (23), a investigação...

Mais para você