InícioComeçam as inscrições para a 7ª Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação...

Começam as inscrições para a 7ª Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia

Os estudantes e professores orientadores do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino já podem submeter seus projetos de iniciação científica à 7ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação (7ª FECIBA), promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. As inscrições para a submissão dos trabalhos começaram nesta segunda-feira (16) e seguem até o dia 30 de novembro, e podem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

A 7ª FECIBA tem como objetivo despertar nos estudantes o gosto e o interesse pela pesquisa científica, desenvolver a capacidade criativa de raciocínio lógico, o protagonismo estudantil e o espírito empreendedor por meio de projetos de experimentação científica. Além disso, a feira busca, ainda, revelar talentos, valorizando a criatividade na elaboração e execução dos projetos de pesquisa, que visem solucionar problemas reais da comunidade local e despertar vocações, por meio da inovação educacional.

Nesta edição, a novidade é a criação de duas novas categorias: Júnior Menor e Empreendedorismo. “Em edições anteriores, os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental submetiam trabalhos numa categoria mais ampla e, agora, com a categoria Júnior Menor terão exclusividade para concorrerem com seus pares, sem distinção de área temática. Já a categoria Empreendedorismo foi inspirada em trabalhos de destaque desenvolvidos por estudantes em outras edições que traziam características empreendedoras em seus objetivos e ficavam diluídos nas demais categorias. Pretendemos assim, oficializar o Empreendedorismo como parte integrante das ações do Programa que realiza a Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia”, explica a coordenadora do Programa Ciência na Escola, Shirley Costa.

Em 2016, mais de 900 projetos foram submetidos à FECIBA, alcançando 1.800 estudantes, de 158 municípios. Para os premiados em 2017, segundo afirma Shirley Costa, o Programa Ciência na Escola mantém o compromisso de acompanhamento e disponibilidade de Bolsas de Iniciação Científica para os estudantes pesquisadores, garantidas por meio de Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foto: Ilustração / Divulgação

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

População brasileira dá R$ 23 bi a Brasília e banca 38% dos gastos

Valor para 2024 está estipulado no Fundo Constitucional do DF; especialista diz que gastos...

Presidente da Anvisa decide manter proibição de cigarros eletrônicos no país

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa (Agência Nacional de...

STF age para revogar decisão do ministro encantado por um bicheiro

Impossível que Kassio Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal graças a Bolsonaro, não previsse...

Brasília completa 64 anos com show do Alok e pirâmide na Esplanada

Alok, Luccas Neto, Aline Barro e Xand Avião são os destaques das festas; a...

Mais para você