InícioITAMARAJU | CREAS realiza Culminância ao dia 18 de Maio – Faça...

ITAMARAJU | CREAS realiza Culminância ao dia 18 de Maio – Faça Bonito e Premia Diversos Alunos

A Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Itamaraju, através de ações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação se mobilizaram na divulgação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas escolas da rede municipal de ensino.

   

As ações que integram as secretarias municipais, buscam esclarecer a sociedade e público alvo “crianças e Adolescentes”,sobre os cuidados e formas de denunciar a violação dos de direitos, e enfrentamento da problemática entre as mais diversas classes sociais.

As ações iniciaram no dia 2 de maio com diversas atividades em Itamaraju, envolvendo diversas instituições e departamentos, a campanha nacional ganhou um grande reforço em combate a exploração, sendo realizado o 1º concurso de redação. Tema: Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 06 escolas do município participam do projeto que amplia os cuidados a serem tomados.

Durante as visitas nas escolas municipais o CREAS, realizou palestras com objetivo de orientar os alunos na hora da produção textual, além de identificar possíveis casos que poderia estar sendo vivenciado com alguns educandos, dando seguimento as atividades foram realizadas blitz em postos as margens da BR 101 e panfletagem no perímetro urbano do município.

Durante a tarde de quinta-feira (18) foi realizada na câmara de vereadores de Itamaraju, a culminância do projeto premiando diversos alunos que participaram do concurso, participaram do evento Subtenente César representando a 43ª CIMP, Sargento Jewson Padilha EB – Tg 06.025, Polícia Civil – Carla Lorena, Prefeito Marcelo Angênica – Vice Téa, Juciara Pereira Secretária municipal de Educação, Fabiana Angênica Secretária Municipal de Desenvolvimento Social,  Aluna- Maria Vitória Alves representando os alunos do município, Procurador do Município Elton Moitinho, secretariados e comunidade local.

O público acompanhou diversas apresentações realizadas através das escolas participantes, que fez alusão a campanha 18 de maio de forma cultural e educativa, após a nota dos jurados três escolas conquistaram lugares de destaque na competição no critério apresentação: 1º Lugar Escola Reitor Edgard Santos, 2º Lugar Escola Municipal Otávio Mangabeira, 3º Lugar Escola Benedita Malaquias do Nascimento.

Em seguida foi realizada a premiação dos três vencedores da melhor redação entre as escolas, 1º Lugar: Maria Eduarda Borges de 14 anos de idade –  Escola Maria D`Juda – 1 Smartphone, 2º Lugar:Manoel Fernandes de Jesus Júnior – 15 anos de idade, Escola Presidente Médici – 1 Tablet, 3º Lugar: 1 Mochila Escolar + Kit Escolar.

A campanha Nacional 18 de Maio Faça Bonito, contou com o poio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social(CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Ministério Público (MP), Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Conselho Tutelar (CT), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Apoio a Saúde na Família – NASF.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 18 de Maio, foi instituída no ano 2000, pela lei federal nº 9970/00 sendo aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover o dia 18 de maio como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Por | CREAS

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Morte encomendada, chifre e visita do capeta agitam a novela Renascer

Em cenas previstas para irem ao ar nesta sexta (29/3), de acordo com o...

Governo brasileiro adia obrigatoriedade de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

O governo brasileiro decidiu adiar para 2025 a obrigatoriedade de visto para turistas dos...

Saúde investirá R$ 330 mi para produzir tratamentos para câncer

Fiocruz passa a ter exclusividade na criação de células CAR-T, usadas em terapias gênicas,...

Datafolha: 63% são contra anistia a responsáveis pelo 8/1

Foto: Arquivo/José Cruz/Agência Brasil Para 31% dos ouvidos, réus e condenados do caso...

Mais para você