InícioIndígena: MPF/BA fará reunião com representantes indígenas no dia 19 de abril

Indígena: MPF/BA fará reunião com representantes indígenas no dia 19 de abril

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) realizará, no dia 19 de abril, Dia do Índio, uma reunião com representantes do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) para tratar das dificuldades enfrentadas em todo o Estado. O encontro será na sede do MPF em Salvador, na Rua Ivone Silveira, 243, Doron, às 10h.

A reunião, convocada pelo procurador da República Leandro Bastos Nunes, discutirá a atual situação da Educação e Saúde nas comunidades indígenas baianas. Em 2015, o MPF instaurou inquérito civil para apurar irregularidades denunciadas pelos representantes do Mupoiba — como a falta de estrutura no atendimento médico aos índios, abastecimento de água deficiente, escolas com obras não concluídas e falta de profissionais nas escolas indígenas. Naquele mesmo ano, o MPF também realizou reunião com os representantes do Movimento, na qual foram reiteradas as reivindicações.

O MPF vem atuando para solucionar os problemas apontados em 2015, frente a órgãos como a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde. Com a nova reunião, o panorama atual deve ser avaliado junto aos indígenas, e outras questões que necessitem da atenção do MPF podem ser levantadas.

Abril Indígena – O encontro marca o Dia do Índio e integra a campanha #ABRILIndígena do MPF, que tem como objetivo reforçar a necessidade de proteção e fortalecimento dos direitos dos povos indígenas, valorizar sua diversidade e relevância, discutir as formas de garantir seus direitos, bem como combater os retrocessos na política indigenista brasileira.

Até o fim do mês, estão previstas ações como a divulgação de números relativos à ação coordenada do MPF em defesa dos povos indígenas, a realização de eventos e debates sobre a temática em vários estados brasileiros, a publicação de artigos e postagens nas redes sociais da instituição.

Número para consulta extrajudicial no MPF: Procedimento Preparatório n.º .1.14.000.000409-2015-70.

Serviço:

O quê: Reunião do MPF com representantes do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba)
Quando: 10h de 19 de abril de 2017
Onde: Sede do MPF em Salvador/BA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

População brasileira dá R$ 23 bi a Brasília e banca 38% dos gastos

Valor para 2024 está estipulado no Fundo Constitucional do DF; especialista diz que gastos...

Presidente da Anvisa decide manter proibição de cigarros eletrônicos no país

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Antônio Barra Torres, presidente da Anvisa (Agência Nacional de...

STF age para revogar decisão do ministro encantado por um bicheiro

Impossível que Kassio Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal graças a Bolsonaro, não previsse...

Brasília completa 64 anos com show do Alok e pirâmide na Esplanada

Alok, Luccas Neto, Aline Barro e Xand Avião são os destaques das festas; a...

Mais para você