InícioÍndios se defendem de suposto sequestro de fazendeiro

Índios se defendem de suposto sequestro de fazendeiro

Quase duas semanas do suposto sequestro do fazendeiro Raimundo Domingues Santos por uma comunidade indígena, o caso ainda não foi esclarecido. O Ministério Público Federal (MPF), requisitou na última terça-feira, 12, que a polícia Federal instaure um inquérito afim de apurar o caso.

IMG_7310

O site Bahia Dia a Dia em entrevista exclusiva na manhã desta segunda-feira (18), com Cacique Alfredo, da comunidade indígena Boca da Mata, fez alguns esclarecimento sobre o caso, dentre eles, diz não conhecer o fazendeiro e que só soube das acusações pela mídia. O cacique também denunciou que a comunidade tem recebido vários tipos ameaças, o que tem impedido de realizarem compras na cidade, dos alunos de irem à escola e toda comunidade está sobressaltada temendo represálias.

IMG_7319

Segundo o cacique Alfredo, assim que soube do desaparecimento do fazendeiro e das acusações que caiam sobre sua tribo, demonstrou sua indignação afirmando estão sendo acusado por uma coisa que não fizeram “Queremos dizer ao público que não tiramos a vida de ninguém, os familiares deste fazendeiro que agente nem conhece, estão culpando nos culpando e nós não fizemos isso. Estamos à disposição da justiça e inclusive a Polícia Federal já esteve aqui” disse o cacique.

O Cacique Alfredo frisou que nada tem a ver com o caso do fazendeiro Raimundo e pede que a Policia Federal visite todas as casas da aldeia e que está a disposição da justiça para esclarecer todos os fatos.

IMG_7351

ÍNDIOS ALEGAM AGRESSÃO

Durante a entrevista, encontramos o jovem Adenilson da Aldeia de Barra Velha, que hoje vive numa cadeira de rodas, que segundo ele, a causa foi um ataque sofrido durante uma manifestação de terra, quando homens armados atacaram e durante a fuga, foi atropelado e corre risco de perder os movimentos das pernas. “Ate hoje estou nesta situação e ainda corremos risco. Estamos pedindo justiça pra acabar com este conflito” disse Adenilson.

SOBRE O CASO

De acordo com relatos da Família, o produtor Raimundo Domingues Santos de 55 anos teria recebido um comunicado para buscar animais e pertences que estavam na fazenda ocupada pelos índios. Ao chegar ao local, na manhã de dos sábado 9 de agosto, ele foi feito refém.

Em depoimento a polícia, um vaqueiro que estava no momento com o fazendeiro, disse que conseguiu fugir pelo mato e andou 14 km até conseguir ajuda com moradores, que o levou ele até o município de Itamaraju.
As investigações já estão sendo conduzidas pela Polícia Federal que tem prazo legal de 30 dias, prorrogáveis, para concluir as apurações.

Fonte e Imagens: Alex Barbosa/ Bahia Dia a Dia

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Gleisi chama Campos Neto de “especulador medíocre”

Deputada diz que “comentários irresponsáveis” do presidente do Banco Central estão provocando “histeria” sobre...

Beatriz em A Fazenda? Carelli diz que ex-BBB é a cara do reality rural

Rodrigo Carelli, diretor de TV responsável por A Fazenda, falou sobre a possibilidade de...

Em meio a crise com Congresso, Lula quer reunião com Lira e Pacheco

Hugo Barreto/Metrópoles 1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL),...

Mais para você