Itamaraju: CAPS realiza caminhada luta Antimanicomial

   Itamaraju - caps - 2013-0516-1

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Itamaraju realizou na manhã desta sexta-feira (17) uma caminhada em comemoração ao dia nacional da luta antimanicomial. O percurso da caminhada se estendeu pelas principais  avenidas, tendo como ponto de parada a Praça Castelo Branco.

Durante a caminhada faixas e objetos mostravam a forma utilizada no passado em atendimento de pessoas com problemas psicoterapêuticos, sendo uma barreira ultrapassada na unidades do CAPS. Na atualidade profissionais a exemplo do músico terapeuta Jadilson Gomes, que estimula através da arte de cantar ao usuários de serviços CAPS, onde também possuem uma agenda semana, com pinturas, artes cênicas e até mesmo aprendendo os belos movimentos da capoeira.

Itamaraju - caps - 2013-0516-2

Uma realidade contraditória presente no tratamento oferecido nos Manicômios para pessoas com transtornos mentais, que eram tratados de forma desumana e com métodos violentos, exemplo o encarceramento, choques, dentre outros, além de serem privados do convívio com a família.

O objetivo do evento é conscientizar a população de que as pessoas com transtornos mentais devem ser tratadas e cuidadas com dignidade e respeito, bem como receber atenção especial para o convívio social e para prestar esse tipo de atenção aos portadores de transtorno mental. É com esse lema que o CAPS trabalha, buscando ainda transmitir essa realidade para a sociedade em geral.

Itamaraju - caps - 2013-0516-3

O CAPS informou que oferece acompanhamento psiquiátrico, psicológico, e terapêutico direcionado a pessoas com esses transtornos.

Acadêmicos do 1º e 4º período do curso de Enfermagem da FACISA (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas), estiveram presentes na caminhada, mostrando interação social entre pacientes e profissionais, evidenciando que é necessário esse laço com todas as classes da sociedade. Além da presença da Polícia Militar que orientou no trânsito, profissionais do CTA (Centros de Testagem e Aconselhamento), agentes de endemias, representantes do SAMU e a presença do parlamentar Evandro de Jesus, foram notadas.

Itamaraju - caps - 2013-0516-4

Atualmente o projeto é coordenado por Ana Paula que a frente da equipe CAPS, informou que é através da Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal de Itamaraju, que garantem o funcionamento deste belíssimo projeto.

Para maiores informações sobre o CAPS, poderá ser feita uma visita no endereço Rua Fluminense, bairro Novo Prado. 

Veja mais imagens:

[scrollGallery id=242 start=5 autoScroll=false thumbsdown=true]

Deixe seu comentário