Início COELBA alerta para a prevenção de acidentes elétricos com crianças nas...

[Itamaraju] COELBA alerta para a prevenção de acidentes elétricos com crianças nas férias escolares

A chegada das férias escolares exige atenção redobrada para evitar acidentes domésticos, inclusive, envolvendo energia. Para minimizar os riscos de choques elétricos, a Coelba faz um alerta à população sobre os cuidados e orientações.

1041420474
Medidas simples podem evitar acidentes graves com os pequenos. Uma das principais ações é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas devem ser utilizado protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, caso muito comum. Usar o “T” (benjamim) de maneira definitiva também é perigoso, pois além de sobrecarregar as tomadas, podem causar curtos circuitos e incêndios.
Sempre que for desligar ou manusear equipamentos, como a geladeira, maquinas de lavar e outros é preciso estar atento para não estar descalço, evitando o manuseio com o corpo molhado. Conforme a NBR 5410, os equipamentos não devem oferecer perigo e esta proteção só é garantida mediante aterramento elétrico. A Coelba lembra que água e energia não combinam.
Outro alerta importante são os cuidados com as pipas, uma das brincadeiras mais comuns no período de recesso escolar. É preciso estar alerta para esses casos, pois, praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos.
O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos e atuação de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica, causando a interrupção da eletricidade. Outro perigo são as linhas com cerol que podem cortar fio de alta e média tensão, conduzir eletricidade, além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas
Conforme o Gerente de Segurança do Trabalho da Coelba, Ramon Lacerda, a energia elétrica gera benefícios como bem-estar e conforto se utilizadas corretamente. Mas para isso, é preciso que a população esteja atenta nas consequências que o uso indevido pode acarretar. “O papel do alerta sobre o uso da energia elétrica é despertar no nosso cliente o senso do uso seguro e eficiente. Seguro no sentido de evitar acidentes e eficiente no combate ao desperdício”, conta o gerente. Para isso, a Coelba realiza campanhas em áreas próximas a subestações, em associações de moradores e em escolas públicas, com o caminhão do Projeto Educação com Energia.
Em casos de acidentes com energia elétrica providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante não tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.

Principais dicas para evitar acidentes com crianças:

1. Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;
2. Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas;
3. Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão ou utilize protetores;
4. Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;
5. Fique atento: usar o “T” (benjamim) em caráter definitivo é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio;
6. É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Coelba.

Por | Ascom Coelba

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula dá de presente a Macron queijos, geleia, café e espumantes

Jogador do Vasco, Dimitri Payet, também presenteou o presidente francês com uma blusa do...

Não sou obrigado a ter mesmo nervosismo dos europeus com guerra na Ucrânia, diz Lula

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil O presidente da França, Emmanuel Macron, convidado de Lula,...

Governo adianta ações para produtores afetados pelas mudanças do clima

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira (28/3), a proposta do Ministério da...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF devolução do passaporte de ex-presidente

A defesa de Jair Bolsonaro solicitou novamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução...

Mais para você