[Itamaraju] Internautas reclamam sobre risco iminente no rio Jucuruçu

“Políticas públicas e ampla fiscalização do meio ambiente podem diminuir os crimes ambientais”, a frase faz parte da constituição federal do Brasil. Mas muitos dos órgãos responsáveis a executar as leis, são inertes a suas obrigações.

Itamaraju - in - priojucuruçus- 2016.04.11.1

Moradores do município de Itamaraju estão preocupados com as condições do Rio Jucuruçu, que sempre foi símbolo de prosperidade e travessia de riqueza ao longo dos anos, apresenta sinais de degradação e descaso dos órgãos que deveriam acompanhar, além de oferecer métodos para a redução do assoreamento promovido pela retirada de área e falta de fiscalização ou controle das nascentes.

As imagens demonstram um rio com sua vazão reduzida devido à falta de chuvas, somada a temperaturas cada vez mais altas.

No entanto, ao longo da semana imagens de incêndios em pastos e até em áreas a pouco metros de moradias, foram enviadas pelos internautas, porém nenhuma medida da secretaria municipal de meio ambiente ou defesa civil foram realizadas.

Itamaraju - in - priojucuruçus- 2016.04.11.2

A polução cobra a presença de responsáveis de instituições como, SEMA, SIHS, INGÁ, Secretaria de Meio Ambiente Municipal, ICMBio, que na maioria dos casos somente aparecem, quando entidades a exemplo do CDL, legislativo municipal, Ministério Público ou OAB, solicitam medidas. No entanto, no decorrer dos dias poucas ações são efetuadas em defesa do cidadão.

Deixe seu comentário