InícioITAMARAJU | População toma iniciativa contra ruas escuras e taxa de iluminação

ITAMARAJU | População toma iniciativa contra ruas escuras e taxa de iluminação

Somam dez anos a aprovação da lei de “Contribuição de iluminação pública” pela câmara dos deputados, que institui a cobrança da taxa, que deverá ser destinada ao funcionamento do serviço oferecido ao cidadão.

A lei é muito questionada no município de Itamaraju, onde ruas são vítimas da escuridão parcial e em alguns casos total.

Itamaraju - in - ruas escuras - 2016.05.15.3

Os motivos que levam as situações são desconhecidos, mas em muitos alegam falta de licitações, desconhecimento dos pontos sem iluminação ou critérios variados. Certo é que os cidadãos convivem com essa realidade, somada ao aumento da criminalidade devido ao problema.

Moradores receosos e cansados de solicitar a Secretaria de Obras, tomaram uma atitude diferente. Eles decidiram comprar o equipamento para reparar e garantir a iluminação das ruas Oiapoque e Ribeirão do Ouro, ambas localizadas no bairro Marotinho.

A realidade foi modificada com a iniciativa do gerente de vendas Jailson Souza e de um grupo de moradores, que compartilhavam do sofrimento e temor em transitar por ruas escuras naquela localidade. Inconformado, disseram que vão propor uma ação judicial coletiva, cobrando o ressarcimento dos valores gastos, além das taxas pagas, sem o serviço atendido.

Comparando a realidade, como pode se ver no vídeo acima mostrando o serviço de iluminação em Mucuri, é possível perceber que a escuridão no município itamarajuense pode ser motivado pela falta de vontade em fazer o que deveria ser feito. As iniciativas noutras cidades vizinhas adotam políticas diferentes contra “as trevas”, apenas fazendo cumprir os direitos dos cidadãos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Milhares vão às ruas na Argentina contra cortes na educação

Ato foi organizado por centrais sindicais que se opõem à política de Javier Milei;...

Prefeitura antecipa o feriado da emancipação política de Teixeira de Freitas; saiba mais

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informa que fica antecipado para o dia...

Denunciada por invasão ao CNJ, Zambelli diz que segurança é falha

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto 1 de 1 Rodeada por parlamentares bolsonaristas, deputada federal Carla Zambelli...

Mais para você