ITAMARAJU | Secretaria de Desenvolvimento Social orienta agentes de saúde sobre o Programa Bolsa Família

Preocupados em identificar e atender à comunidade em risco de vulnerabilidade social, o diretor do Programa Cadastro Único Paulinelli Santhiago, juntamente com a Coordenação de Atenção Básica, reuniram-se com os Agentes Comunitários de Saúde, no período da manhã desta quarta-feira (20), para orientar sobre o programa Bolsa Família.

A Secretaria de Desenvolvimento Social do município vem promovendo ações para identificar famílias e direcionar os recursos dos programas para estabelecer uma igualdade social.

A reunião tratou das responsabilidades relacionadas ao cumprimento de ações na área de saúde, para melhorar as condições de desenvolvimento das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, principalmente das crianças e dos adolescentes.

As condicionalidades são um meio para estimular a ampliação e a adequação da oferta de serviços públicos, monitorar as políticas públicas locais e identificar as famílias em situação de maior vulnerabilidade. Nesse acompanhamento são identificadas as famílias, que por algum motivo, não conseguem cumprir agenda de saúde ou a freqüência mínima à escola.

A exemplo do calendário de vacinação, do crescimento, desenvolvimento das crianças, pré-natal para gestantes, acompanhamento nutricional (peso), além do apoio e identificações de problemas com mulheres dos 14 aos 44 anos.

A secretária de Desenvolvimento Social, acompanhou toda a palestra realizada pelo diretor do programa que apontou números da realidade social do município, também tirando dúvidas e mitos sobre os programas. 

“É importante destacar que a parceria entre a Assistência Social, Saúde e Educação é indispensável no sentido de dar garantia ao acompanhamento adequado a essas famílias”, destacou a secretária Fabiana Angênica.

Alguns profissionais da saúde, também utilizaram da oportunidade para relatar sobre situações cotidianas, com observações e mudanças nas identificações.

Itamaraju atualmente contempla 8.417 famílias beneficiárias do programa bolsa família.

Por | ASCOM – Prefeitura Municipal de Itamaraju

Deixe seu comentário