InícioNúmero de computadores na casa dos brasileiros cai pela 1ª vez, diz...

Número de computadores na casa dos brasileiros cai pela 1ª vez, diz IBGE

Pela primeira vez desde 2004, caiu o número de microcomputadores (desktop, notebooks, netbooks e ultrabooks) na casa dos brasileiros, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2014. A proporção de domicílios com o aparelho passou de 48,9% em 2013 para 48,5% em 2014.

síndrome da visão de computador
síndrome da visão de computador

A queda se repete no número de residências com microcomputadores com acesso à internet — 42,4% para 42,1%. Uma das possibilidades consideradas pelos pesquisados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o crescimento dos outros meios de acesso à internet, como smartphones e tablets, ainda não incluídos no estudo. De 2013 para 2014, por exemplo, a proporção de pessoas que possuem apenas telefone celular em casa passou de 54% para 56,3%.

É o caso da empresária mineira Fabiana Salgado, 34. Ela passou cinco anos sem computador e só consertou seu laptop há poucos meses, quando passou a trabalhar em casa. Ainda assim, diz que o aparelho fica guardado, “tomando poeira”.

“Antes eram mais complicado, nem todo os sites estavam configurados para smartphone, mas agora faço tudo pelo celular”, diz. “Vendo, chamo o motoboy, faço pedidos… Até comida passei a pedir pelo celular. Nem abro o computador.”

A pesquisa também mostra que o número de brasileiros que usa internet já ultrapassa a metade da população. Pela primeira vez, a proporção de internautas chegou a 54,4% superando os 49,4% registrados em 2013. Cerca de 95,4 milhões de pessoas com mais de dez anos de idade acessaram a internet no período de referência da pesquisa, em 2014, 11,4% a mais que em 2013.

Apesar de as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste terem superado a média nacional com 61,8%, 58,2% e 60%, respectivamente, o maior crescimento no acesso à internet foi observado nas regiões Norte e Nordeste. No Norte a proporção de internautas passou de 38,6% em 2013 para 45,2% em 2014, um crescimento de 19,3%. Já no Nordeste o aumento foi de 14,6%, passando de 37,2% para 42,1%.

A Pnad mostra ainda que a maior parte dos internautas — 51,5% — tem entre dez e 29 anos e 52,2% são mulheres.

Intervalo de confiança
Por ser uma pesquisa por amostra, as variáveis divulgadas pela Pnad estão dentro de um intervalo numérico, que é o chamado “erro amostral”. Não há uma margem de erro específica para toda a amostra.

Diferentemente das pesquisas eleitorais, que têm apenas um indicador em destaque (a intenção de votos de determinado candidato), a Pnad tem dezenas de indicadores e o valor de cada um deles oscila dentro do seu intervalo específico. Isso também se aplica à taxa de analfabetismo, segundo a assessoria do IBGE.

Se o intervalo da taxa referente ao ano analisado coincide total ou parcialmente com o intervalo do mesmo coeficiente de anos anteriores, os dados não apresentarão variação significativa do ponto de vista estatístico, ainda que os números sejam diferentes. Isso, no entanto, não invalida o resultado da amostra, de acordo com o órgão.

Por | Tecnologia Uol

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Aniversário de Brasília fechará trânsito da Esplanada no fim de semana

A Esplanada dos Ministérios ficará fechada para trânsito de veículos entre as primeiras horas...

Comissão dos EUA diz que Moraes “censura” oposição ao governo Lula

Relatório de deputado pró-Trump diz que ministro do STF tenta “forçar” o X (ex-Twitter)...

Ato de Bolsonaro no Rio no dia 21 terá governadores e parlamentares: veja quem vai

Foto: Divulgação Jair e Michelle Bolsonaro 17 de abril de 2024 | 21:45 ...

Veja momento em que câmeras espiãs são encontradas em casa de deputada

Um vídeo mostra o momento em que as câmeras instaladas no apartamento alugado pela...

Mais para você