InícioZika vírus pode ser transmitido por relação sexual e aleitamento materno

Zika vírus pode ser transmitido por relação sexual e aleitamento materno

A forma de contágio do zika vírus pode não acontecer somente pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e chikungunya, mas ainda por meio de relação sexual ou aleitamento. Suspeita-se ainda de contágio por via sanguínea, como em transfusões de sangue e transplante de órgãos. As possibilidades estão sendo investigadas pelo Ministério da Saúde.

20151130230205806902a[1]

O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, confirmou a investigação, mas informou que as suspeitas ainda não foram atestadas. “Todas as informações que temos sobre o zika vírus são recentes. A forma de transmissão que conhecemos é pelo mosquito”, disse.

Outros tipos de contágio são descritos de forma isolada na literatura médica, de acordo com Maierovitch. “Transmissões por meio de relação sexual e por aleitamento são citadas em casos isolados, mas ainda estamos investigando”, pontuou.

Um estudo publicado este ano na revista científica internacional Emerging Infectious Diseases revelou que o zika vírus foi isolado, em 2013, no sêmen de um paciente do Taiti, ilha da Polinésia Francesa, que passou por uma epidemia de zika em 2013.

O vírus foi isolado depois de o paciente ter procurado tratamento para a presença de sangue no esperma, que aconteceu duas semanas após ele ter apresentado sintomas caracteísticos de zika, como dor de cabeça, febre baixa e dores nas articulações.

A primeira morte comprovadamente causada pelo vírus foi a de um homem, do Maranhão, com lúpus que fazia uso de medicamentos corticoides. O segundo caso foi o de uma menina de 16 anos, do município de Benevides, no Pará, que morreu em outubro. Ela apresentou dor de cabeça, náuseas e petéquias (pontos vermelhos na pele e mucosas).

Antes de ser apontado como causador da microcefalia e de graves problemas neurológicos como a síndrome de Guillain-Barré, que pode deixar o paciente paralisado e até levar à morte, o zika era considerado uma versão mais branda da dengue, por causa dos sintomas iniciais que geralmente desaparecem em até sete dias. Agora, o vírus identificado pela primeira vez na floresta de Zica, na África, tornou-se a principal preocupação relativa ao combate ao Aedes.

Fonte | Saúde

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Senado deve votar Dpvat e aumento para juízes na próxima semana

Reunião de líderes da Casa Alta na 5ª feira (18.abr) definiu as próximas votações...

Alexandre Ramagem mira Eduardo Paes às vésperas de ato com Jair Bolsonaro no Rio

Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do Rio Alexandre...

Teixeirense relata atendimento em posto de saúde

Com mais de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por Teixeira de Freitas,...

Belo fala pela 1ª vez após término com Gracyanne Barbosa

Belo abriu o coração e falou, pela primeira vez, sobre o término com Gracyanne...

Mais para você