InícioEditorialPolítica NacionalNovo presidente da Caixa diz que Lula pediu bons profissionais para vice-presidências...

Novo presidente da Caixa diz que Lula pediu bons profissionais para vice-presidências cobiçadas pelo centrão

Foto: Reprodução

Sede da Caixa Econômica Federal em Brasil 06 de novembro de 2023 | 12:44

O presidente indicado para a Caixa Econômica Federal, o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, afirmou que as indicações para as vice-presidências do banco, alvos de disputa pelo centrão, são um “processo dinâmico” e evitou dar mais detalhes sobre a situação atual.

Carlos Vieira também disse que recebeu a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que essas indicações sigam um processo em que prevaleça a “governança” e os “bons profissionais”.

Vieira acompanhou uma reunião do ministro da Educação, Camilo Santana, com Lula para tratar da renegociação das dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Após o encontro, ele disse a jornalistas que a sua posse está marcada para a próxima quarta-feira (8), em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

“Vamos fazer a coisa da melhor forma possível. Temos orientações do presidente Lula para a gente fazer com que se prevaleça a governança, os bons profissionais. Minha origem é lá [na Caixa Econômica Federal], fiz toda a trajetória que um executivo poderia fazer na Caixa. Estou honrado para essa função. A vida é dinâmica”, afirmou.

Carlos Vieira é indicado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Em entrevista à Folha, em setembro, Lira disse que a presidência da Caixa “faz parte do acordo com os partidos”.

O presidente da Câmara se referia ao acordo para a entrada do centrão no governo, que resultou no ingresso dos novos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e André Fufuca (Esporte).

Questionado na mesma entrevista se a indicação para a Caixa era uma porteira fechada, com todas as 12 vice-presidências do banco, Lira apenas respondeu que “esse foi o acordo”.

Na quarta-feira (25), Lula demitiu a então presidente da Caixa, Rita Serrano, para abrir espaço para o indicado de Lira.

No mesmo dia ele indicou Carlos Vieira para o posto.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo”, disse a nota do Palácio do Planalto, sem mencionar a palavra demissão.

A nota diz ainda que Serrano cumpriu missão importante, “com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”.

Renato Machado/Folhapress

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Padilha e Rui Costa se reúnem com vice-líderes para tratar de vetos

Encontro será realizado na casa de um dos vice-líderes, deputado Emanuel Pinheiro; momento é...

Padilha diz que governo quer liberar parte dos R$ 5,6 bilhões em emendas vetados por Lula

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha...

Boletim semanal de arboviroses – 14 a 20/04

Entre os dias 14 e 20 de abril, a Secretaria de Saúde da Prefeitura...

Após vídeos com manobras ilegais, influencer tem moto apreendida no DF

Após divulgar vídeos fazendo manobras perigosas, ilegais e zombando de policias, sobre uma moto...

Mais para você