InícioO que é o direito à reexecução de serviços?

O que é o direito à reexecução de serviços?

Propagandas são produzidas para chamar a atenção e convencer o consumidor a comprar algo. Por conta disso, as empresas se utilizam de imagens chamativas e textos persuasivos. Também não é incomum que essas propagandas sejam exageradas, prometendo um produto muito aquém daquele que, na realidade, é oferecido.

Quem nunca viu lanchonetes que tiram fotos de sanduíches enormes e apetitosos, porém, ao chegar no local e realizar o pedido, o lanche é completamente diferente daquele apresentado na publicidade? Ou, ainda, quando o produto chega com algum problema que impeça seu consumo?

Tais situações são bem comuns, no entanto, o que muitos consumidores não sabem é que, nessas situações, eles têm direito à reexecução de serviços.

Este direito está previsto no artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor, que concede a responsabilidade ao fornecedor quando os serviços não são prestados de acordo com suas respectivas propagandas ou apresentem problemas que impeçam seu consumo.

Logo, quando tais situações ocorre, o consumidor não pode ficar lesado, tendo o direito de exigir que o serviço seja prestado novamente ou a restituição imediata dos valores pagos.

Assim, da próxima vez que você pedir um prato em um restaurante e ele não vier de acordo com o que estava na propaganda ou não tiver condições de ser consumido, você tem o direito de solicitar ao estabelecimento que a refeição seja refeita (ou seja, você tem direito à reexecução do serviço) ou pode pedir o reembolso do valor pago.

Lembramos que a reexecução do serviço é livre de taxas adicionais, portanto, as empresas devem realizá-la de maneira gratuita.

Caso a empresa negue o atendimento às suas solicitações, aconselhamos a tentar o diálogo e, persistindo o problema, deve-se procurar o Procon. Nestas situações, entretanto, o melhor caminho sempre é a conciliação.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Zona Franca de Manaus mantém benefícios fiscais com reforma tributária

Proposta de regulamentação da reforma tributária dá incentivos para a produção industrial e para...

Governo consegue adiar sessão sobre derrubada de vetos de Lula, evita derrotas e contraria Lira

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira...

Contratadas! Fernanda e Pitel ganham programa no Multishow

Instagram/Reprodução 1 de 1 Fernanda e Pitel posam juntas durante festa no BBB24 -...

DF: Receita desarticula esquema de sonegação com rombo de R$ 98 mi

Divulgação / Secretaria de Economia 1 de 1 Viaturas da Receita do DF -...

Mais para você