InícioEditorialOperação conjunta desmantela braço financeiro da milícia do Zinho no Rio de...

Operação conjunta desmantela braço financeiro da milícia do Zinho no Rio de Janeiro

As forças de segurança do Rio de Janeiro deflagraram, na manhã desta quarta-feira, 25, uma operação contra a milícia de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho. A ação integrada entre as polícias militar e civil foi desencadeada em resposta aos ataques ocorridos na segunda-feira, 23, quando mais de 30 ônibus foram incendiados, o que levou a cidade a entrar em estado de atenção. As comunidades dos municípios de Itaguaí e Seropédica, localizadas na Baixada Fluminense, foram alvo da operação, que teve como objetivo principal desmantelar o braço financeiro da milícia. Até o momento, sete indivíduos foram detidos durante a operação. Além disso, as autoridades apreenderam 174 maços de cigarro, 13 botijões de gás e uma ave silvestre, evidenciando a presença de atividades ilegais associadas à milícia do Zinho.

Esses ataques a ônibus, juntamente com incêndios em trens e a suspensão parcial do serviço de transporte BRT, causaram pânico entre os moradores da zona oeste do Rio de Janeiro. A violência desencadeada após a morte de um sobrinho do miliciano Zinho, durante uma operação policial em Santa Cruz, levou a cidade a um estado de atenção. A operação contra a milícia do Zinho é mais um exemplo das batalhas enfrentadas pelas autoridades do Rio no combate ao crime organizado. Como a Jovem Pan mostrou, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, disse na noite da terça-feira, 24, que o governo federal estuda criar uma força-tarefa entre a União e o governo estadual para “asfixiar” financeiramente os grupos criminosos. “Ele [Cláudio Castro] sugeriu uma construção de uma força-tarefa no Rio de Janeiro, coordenada pela Casa Civil do governo do Estado, junto com a secretaria de Fazenda, com a secretaria nacional de Segurança Pública e com a Polícia Federal”, disse o número dois da Justiça.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Veja imagens do ato de Bolsonaro em Copacabana, no Rio

Apoiadores levaram bandeiras do Brasil e de Israel, representações da Constituição e cartazes em...

Juízes afastados pelo CNJ recorrem ao STF e dizem que medida foi “excessiva e inadequada”

Foto: Luiz Silveira/Ag.CNJ O corregedor Luis Felipe Salomão, do Conselho Nacional de Justiça,...

Homem morre em unidade hospitalar, após grave acidente na BR-101 em Teixeira

ARIVALDO SILVA OLIVEIRA (47 anos), morreu numa unidade médica na cidade de Teixeira de...

NOTA DE FALECIMENTO – Antônio Bernardo da Silva

Antônio Bernardo da Silva Data de falecimento: 20/04/2024 Saiba mais informações sobre o serviço de notas...

Mais para você