InícioEditorialOposição entra com ação para derrubar lei que autoriza privatização da Sabesp

Oposição entra com ação para derrubar lei que autoriza privatização da Sabesp

Os deputados de PSOL, PT e PCdoB entraram com pedido de Ação Direta Inconstitucionalidade (Adin) na Justiça de São Paulo, nesta quarta-feira (22), para derrubar a lei que determina a privatização da Sabesp na capital paulista. A oposição questionou a rapidez e a limitada participação popular no processo de aprovação do projeto. Os partidos de oposição argumentam que o processo legislativo conduzido pela Câmara dos Vereadores não promoveu um debate público adequado sobre a privatização. Apesar da realização de sete audiências públicas, essas foram criticadas por serem consideradas protocolares e realizadas em intervalos curtos, o que, na visão da oposição, não permitiu uma análise detalhada do projeto por parte da população nem a contribuição de sugestões significativas. A falta de um laudo de impacto orçamentário e financeiro detalhado também é um ponto de contestação, embora a base governista sustente que tal documento foi apresentado.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A votação que aprovou o projeto de lei ocorreu em 2 de maio, com uma maioria de 37 votos a favor contra 17. O prefeito Ricardo Nunes sancionou rapidamente o projeto, que havia sido apresentado em 18 de março. Diante dessas circunstâncias, as legendas de oposição buscam agora a invalidação da votação, visando impedir a formalização do contrato com a Sabesp. Eles alegam que as falhas no processo legislativo comprometeram a transparência e a participação democrática, fundamentos essenciais para a legitimidade de decisões que afetam serviços públicos essenciais como o fornecimento de água e tratamento de esgoto.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Tarcísio diz que escolas cívico-militares promovem “direitos humanos”

Governador de São Paulo defendeu modelo de educação em manifestação a Gilmar Mendes; STF...

Juliette se pronuncia após críticas de neto de Luiz Gonzaga

A assessoria de Juliette Freire se manifestou nas redes sociais após Daniel Gonzaga, neto...

DF: 6 mil cobradores temem desemprego com fim do dinheiro nos ônibus

Em meio à mudança que dará fim ao pagamento em dinheiro no transporte coletivo...

Jerônimo prestigia festejos juninos pelo interior do estado, até segunda-feira (24)

Os festejos juninos de alguns municípios baianos serão prestigiados pelo governador Jerônimo Rodrigues, nos...

Mais para você