InícioEditorialPolítica NacionalOrbán anuncia novo grupo de direita para o Parlamento Europeu

Orbán anuncia novo grupo de direita para o Parlamento Europeu

Presidente húngaro quer lançar a aliança “Patriotas pela Europa” com movimentos conservadores de Áustria e República Tcheca

O ex-primeiro-ministro tcheco Andrej Babis (esq.) junto ao líder do partido conservador austríaco Herbert Kickl (centro) e o premiê húngaro Viktor Orbán (dir.) Reprodução / X @PM_ViktorOrban

PODER360 1.jul.2024 (segunda-feira) – 22h11

Os líderes de 3 partidos de direita da Hungria, Áustria e República Tcheca, liderados pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, anunciaram no domingo (30.jun.2024) a intenção de formar um novo grupo de direita no Parlamento Europeu.

A aliança, chamada “Patriotas pela Europa”, precisa do apoio de 1/4 dos 27 integrantes da UE (União Europeia) para ser oficialmente reconhecida como um grupo político. Ela inclui o partido populista de direita de Orban, o Fidesz, o FPO (Partido da Liberdade da Áustria) e um grupo centrista da República Tcheca liderado pelo ex-primeiro-ministro Andrej Babis.

“O objetivo é que esse grupo seja, em breve, o mais forte grupo de direita no Parlamento Europeu”, disse o líder húngaro ao lado de Babis e Herbert Kickl, líder do FPO.

Assista (1min32s):

“A mudança política na Europa começou! Cidadãos europeus querem 3 coisas: paz, ordem e desenvolvimento. E o que eles recebem da atual elite de Bruxelas é guerra, migração e estagnação”, continuou.

A nova aliança precisará do apoio de partidos de pelo menos 4 outros países para ser reconhecida como um grupo oficial no Parlamento Europeu, onde os grupos mais à direita têm ganhado espaço.

Atualmente, os 705 eurodeputados –como são chamados os deputados da União Europeia– de mais de 200 partidos nacionais estão alocados em 7 diferentes grupos do Parlamento Europeu conforme o seu respectivo pensamento político. Os grupos que compõem o Poder Legislativo da União Europeia são:

Identidade e Democracia (direita); Reformistas e Conservadores Europeus (direita); Renovar a Europa (direita); Partido Popular Europeu (centro-direita); Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (centro-esquerda); Grupo dos Verdes (centro-esquerda); e Esquerda Unitária Europeia (esquerda). Para os eurodeputados fazerem parte de um grupo, precisam estar alinhados politicamente, podendo haver parlamentares de nacionalidades distintas na mesma sigla defendendo as mesmas pautas. Um novo grupo também pode ser criado, desde que tenha 23 cadeiras no Parlamento de 7 nacionalidades diferentes.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sophia Valverde se revolta com o SBT: “Dez anos jogados no lixo!”

Contratada do SBT entre 2016 e 2022, Sophia Valverde detonou a emissora de Silvio...

Jovens são indiciados por homicídio doloso após acidente que matou motorista de app em Guarulhos

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois jovens por homicídio com dolo eventual...

Celso Amorim se reúne com autoridade dos EUA para discussão bilateral

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, se reuniu...

Mais para você