InícioEditorialPolítica NacionalPacheco diz que convocará reunião sobre renegociação dívidas de Estados

Pacheco diz que convocará reunião sobre renegociação dívidas de Estados

Outras pautas discutidas no encontro foram o repasse dos ativos dos Estados para União

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Também participarão da reunião o Ministro da Fazenda e lideranças do governo na Casa

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou nesta segunda-feira (8), durante encontro com o Ministro da Fazendo, Fernando Haddad e lideranças do governo na Casa, que irá convocar na semana que vem uma reunião com os governadores para discutir sobre a proposta apresentada por Haddad acerca da renegociação das dívidas dos Estados. Segundo Pacheco, é necessário haver um projeto “minimamente de consenso” e que não seja apenas um modelo do governo federal. Outras pautas debatidas no encontro foram o repasse dos ativos dos Estados para União e alterações no índice de correção dos valores devidos. O senador reafirmou que há por parte dos governadores uma intensão em reduzir o estoque da dívida como ocorre no programa Refis. O presidente do Senado argumentou que existem disposições do governo em buscar um regime sustentável para quitação da dívida e assim, encontrar uma alternativa que de fato vise o pagamento dos valores devidos e não a postergação, como acontece com o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Pacheco também falou durante o encontro que a União e o governo de Minas Gerais visam fazer um novo pedido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques para a prorrogação de todos os prazos do processo de RRF do Estado. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reforçou que há um comprometimento da União para prorrogar o início do pagamento da dívida de Minas junto ao governo federal. O ministro também pontuou durante sua participação que o Poder Executivo irá apressar o diálogo com os Estados em relação ao programa de renegociação das dívidas.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

*Com informações do Estadão Conteúdo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Tebet diz que governo busca ‘meta zero’ do déficit público, mas evita cravar: ‘Seria como jogar na loteria’

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reforçou nesta quarta-feira (12), que o governo mira a meta de déficit zero nas contas...

Brasil derrete e dólar dispara quando Lula abre a boca, diz Flávio

Filho do ex-presidente Bolsonaro declara que ao final do mandato do petista o brasileiro...

Moraes ironiza e diz que é chamado de “único comunista” do STF

O ministro Alexandre de Moraes brincou com a alcunha de “comunista”, muitas vezes dirigida...

Mais para você