InícioEditorialPacheco nega que PEC que dá aumento à magistratura seja “agrado”

Pacheco nega que PEC que dá aumento à magistratura seja “agrado”

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou nesta segunda-feira (16/5) que a PEC 63/2013 é uma valorização das carreiras de magistratura e do Ministério Público, que “extingue, de uma vez por todas, a possibilidade de haver subsídios, esses penduricalhos que de fato são completamente afastados da realidade nacional”.

A declaração foi feita durante o programa Roda Viva, da TV Cultura.

  • Rodrigo Pacheco
    Política
    “Não existe orçamento secreto”, diz Pacheco sobre emendas do relator
  • Política
    Pacheco afirma que é necessário “virar página” sobre críticas às urnas
  • Eleições 2022
    Pacheco diz que “não há hipótese” de militares apoiarem eventual golpe
  • Quando perguntado pela jornalista Lilian Tahan, diretora-executiva do Metrópoles, sobre o motivo do “agrado à elite da magistratura”, o parlamentar negou o rótulo e declarou que “não é um agrado, é uma estruturação de carreiras”.

    Pacheco ressaltou também a possibilidade de discussão sobre a limitação das verbas indenizatórias à categoria. “Objetivo do Congresso Nacional é votar projeto que dá fim aos supersalários e ao mesmo tempo estruturar uma carreira que é absolutamente necessária de ser estruturada”, pontuou.

    O projeto em questão propõe reestruturação nas carreiras de juízes e integrantes do Ministério Público criando a parcela indenizatória Adicional por Tempo de Serviço (ATS) de 5% do subsídio a cada quinquênio de efetivo exercício, podendo chegar a até 35%.

    Em uma tentativa de atenuar possíveis críticas, uma das propostas em discussão entre os magistrados é uma emenda mudando o termo “tempo de serviço” para “parcela indenizatória por disponibilidade e dedicação exclusiva”. O que, na prática, não muda a previsão de um aumento entre 5% e 35% no subsídio da elite do Judiciário.

    Participaram da bancada do Roda Viva, nesta segunda-feira, a jornalista e apresentadora do programa, Vera Magalhães, a diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan, o editor do Painel da Folha de S.Paulo, Fabio Zanini, a editora-executiva do Estadão em Brasília, Andreza Matais, o âncora da Rádio CBN e colunista do jornal O Globo, Carlos Andreazza, e Denise Rothenburg, colunista do Correio Braziliense e comentarista da Rede Vida.

    Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

    O post Pacheco nega que PEC que dá aumento à magistratura seja “agrado” apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

    Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

    Lula critica Boeing por “roubar” engenheiros brasileiros

    Em evento da Embraer, o presidente diz que não é “honesto” empresas estrangeiras levarem...

    Eduardo Bolsonaro repete narrativa de censura judicial em evento conservador na Hungria

    Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) 26 de abril...

    Serginho é o novo auxiliar da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei

    A parceria entre Bernardinho e Serginho está de volta, mas de uma maneira diferente....

    Mais para você