Neste sábado (12), além das celebrações do Dia das Crianças, o Brasil comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. O Papa Francisco aproveitou a ocasião para enviar uma mensagem aos brasileiros diretamente do Sínodo, que ocorre no Vaticano, e aproveitou para fazer um alerta sobre a preservação do planeta e as mudanças climáticas.
“No dia de Nossa Senhora Aparecida, quero saudá-los e estar perto de vocês. Sigam em frente, com essa mensagem da Virgem, que é toda a harmonia: harmonia entre todos os cristãos, harmonia com toda a humanidade e harmonia climática”, declarou o Pontífice.
Na doutrina católica, a harmonia é representada pelo Espírito Santo. O Papa Francisco também relembrou suas visitas ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. “Peço à Virgem de Aparecida, a quem eu visitei várias vezes, que os abençoe, que os faça ir em frente e que os faça muito alegres, porque ela é a Virgem da alegria. Que o Senhor os abençoe”, concluiu.
A mensagem do Papa coincide com um momento de preocupação ambiental no Brasil. Em 2024, 70% das áreas queimadas no país foram de vegetação nativa, segundo o Monitor de Fogo, projeto de monitoramento iniciado em 2019 pelo MapBiomas. Além disso, na noite desta sexta-feira (11), o estado de São Paulo foi atingido por fortes chuvas, causando destruição em diversas regiões e deixando vítimas.