InícioEditorialPolítica NacionalPartidos concorrentes preveem ‘desinchaço’ do PSD de Kassab em 2024

Partidos concorrentes preveem ‘desinchaço’ do PSD de Kassab em 2024

Foto: Reprodução/Facebook

Gilberto Kassab 14 de novembro de 2023 | 07:33

Lideranças dos maiores partidos em São Paulo afirmam que o crescimento expressivo do número de prefeitos do PSD, sigla de Gilberto Kassab, é insustentável e já tem resultado em refluxo de filiados.

Reportagem da Folha mostrou que o partido do secretário de Governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) multiplicou por sete o número de prefeitos no estado de São Paulo desde dezembro de 2022 —de 46 para 329.

Esse aumento significativo gerou incômodo em outros partidos, como PL, PP, Republicanos e União Brasil, que acusam Kassab de oferecer mais recursos aos municípios em que tem interesse de filiar os prefeitos. O secretário estadual nega e diz que não faz política partidária no Palácio dos Bandeirantes.

Esses caciques partidários afirmam ao Painel que já têm sido procurados por prefeitos que se queixam de falta de atendimento no PSD, que não estaria conseguindo dar conta de contemplar tantos prefeitos, e que têm pedido para trocar de legenda.

Ao contrário de vereadores e deputados, os prefeitos não precisam esperar a janela partidária que antecede cada eleição para mudar de sigla.

Na eleição de 2024, projetam os líderes dos partidos, a disputa entre siglas deverá estar mais equilibrada, com o PSD ainda à frente, mas com vantagem significativamente menor.

Guilherme Seto/Folhapress

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Holocausto “não pode ser comparado a nada”, diz chanceler alemã

Annalena Baerbock está no Brasil para o encontro de ministros do G20 e foi...

Grupo que matou jovem fez outra vítima com “mesmo modus operandi”

Os envolvidos na morte do vendedor Matheus Silva Cruz (foto em destaque), 23 anos,...

Rio de Janeiro decreta epidemia de dengue

O Estado do Rio de Janeiro decretou nesta quarta-feira, 21, epidemia de dengue em...

Tudo acordado com o Executivo sobre emendas foi sancionado, diz Haddad

“Isso foi reconhecido pelo próprio Arthur Lira”, afirma o ministro da Fazenda em relação...

Mais para você