InícioNotíciasPolíticaPCDF deflagra operação contra formação de célula brasiliense do PCC

PCDF deflagra operação contra formação de célula brasiliense do PCC

Na manhã desta sexta-feira (24/5), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor), deflagrou uma operação contra faccionados do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Nomeada de Operação Calumniare, a ação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em endereços do DF, Minas Gerais e Goiás. Cinco mandados de buscas foram realizadas dentro de prisões da capital federal.

A operação contou com a participação da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e das Polícias Civis dos estados de Goiás e de Minas Gerais (PCGO e PCMG).

As investigações tiveram início a partir da análise de provas apreendidas em poder de integrantes da facção criminosa alvos de outra operação policial que investigava o envolvimento de faccionados em uma tentativa de homicídio, em 2023, no Distrito Federal.

Dados obtidos por meio da análise dos aparelhos apreendidos na investigação revelaram que os envolvidos promoveram, financiaram e integraram uma organização criminosa estruturada e dividida em tarefas, com o objetivo de obter vantagens econômicas por meio de diversas infrações penais, incluindo tráfico de drogas e roubos.

Os relatórios apontam que a organização criminosa, apesar de ser única, se divide em várias “células”, cada uma com autonomia e estrutura própria, com a finalidade de impulsionar controle sobre a massa carcerária e expansão de atividades criminosas fora das prisões.

Os crimes investigados são tráfico de drogas e armas, além da utilização dos lucros ilícitos para contratação de advogados para presos e suporte financeiro para as famílias destes durante o período em que estão encarcerados.

A operação mobilizou  80 policiais civis do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais concentrando-se em áreas estratégicas incluindo: Gama, Santa Maria, Paranoá, Ceilândia, Itapoã, Sobradinho, Planaltina, Luziânia (GO), Planaltina de Goiás (GO) e Uberlândia (MG).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Alvo de Aras, jornalista tenta tirar vice do ex-PGR de ação no STF

O jornalista André Barrocal, alvo de uma ação movida pelo ex-procurador-geral da República Augusto...

STF retoma julgamento sobre atendimento de pessoas trans no SUS

Ação protocolada pelo PT defende que grupo tenha acesso assegurado aos serviços públicos de...

Silvio de Almeida é aplaudido em culto evangélico ao falar de aborto

São Paulo — O ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, participou, na noite dessa...

Renascer: abandonada por Rachid, dona Patroa tem virada inédita

Reprodução/Globo 1 de 1 Foto colorida de Dona Patroa (Camila Morgado), em Renascer -...

Mais para você