InícioEditorialPesquisa do IBGE aponta que diminuiu o número de pessoas brancas no...

Pesquisa do IBGE aponta que diminuiu o número de pessoas brancas no Brasil; entenda

Entre 2012 e 2022, a população que se declarava de cor ou raça branca apresentou uma redução de 3,5 pontos percentuais, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados divulgados nesta sexta-feira, 16, mostram que a participação na população total de pessoas brancas variou de 46,3%, em 2012, para 42,8%, em 2022. Já as pessoas que se declararam de cor ou raça preta chegou a 10,6%, maior percentual já registrado desde o início do período analisado.

Entre a população declarada de cor ou raça parda, houve pouca variação, indo de 45,6% para 45,3%. Em alguns anos ao longo da série, a participação chegou a ultrapassar 47%. O Nordeste registrou a maior proporção de pessoas declaradas de cor ou raça preta (13,4%), seguida pelo Sudeste (11,2%). No Sul, foi observado o menor percentual, de 5,4%. A população de cor ou raça parda apresentou as maiores participações no Norte (70,1%), Nordeste (60,5%) e Centro-Oeste (53,0%). A região Sul caracterizou-se pelo predomínio da população de cor ou raça branca (72,8%), seguida da Sudeste (50,1%), enquanto a Norte (19,7%) assinalou a menor estimativa dessa população.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula diz que lançará consignado para todos os trabalhadores

Em entrevista à “RedeTV!”, o presidente afirmou que mais de 40 milhões de pessoas...

Distrito Federal ultrapassa 100 mil casos de dengue em 2024

O Distrito Federal atingiu a marca de mais de 100 mil casos de dengue...

PEC que amplia isenção tributária para templos religiosos avança em comissão da Câmara

A comissão especial da Câmara dos Deputados encarregada de avaliar a Proposta de Emenda...

8 de Janeiro me preocupa mais que golpe militar de 1964, diz Lula

A 1 mês dos 60 anos da tomada de poder pelos militares, presidente declarou...

Mais para você