InícioEditorialPesquisa mostra aumento da confiança no rádio em tempos de desinformação

Pesquisa mostra aumento da confiança no rádio em tempos de desinformação

Uma pesquisa realizada pela Free Press, com apoio da African American Research Collaborative e da BSP Research, mostra que a radiodifusão, especialmente o rádio, continua sendo uma fonte essencial de informação para os norte-americanos. O estudo revela que 77% dos entrevistados utilizam rádio e televisão pelo menos algumas vezes por semana para se atualizarem sobre notícias e eventos; 43% recorrem a esses meios várias vezes ao dia. Esses números superam os índices de uso de mídias sociais, destacando a confiança dos americanos na radiodifusão em tempos de crescente desinformação. Os dados indicam que, em um cenário de desconfiança, o rádio e a televisão são considerados os meios mais confiáveis. Enquanto redes sociais como Facebook (59%) e YouTube (57%) têm uso significativo, elas ainda ficam atrás da radiodifusão em frequência de uso para notícias. A informação foi publicada pelo site tudoradio.com.

A pesquisa também sublinha que a confiança no rádio é crucial em um ano eleitoral, com 51% dos entrevistados acreditando que “ter mais veículos de notícias independentes é importante para parar a desinformação e é bom para a saúde da nossa democracia”. Além disso, 52% defendem o aumento do financiamento público para criar e expandir notícias locais e independentes. Jessica González, co-CEO da Free Press, destaca a preocupação com a desinformação e o discurso de ódio online, apontando que 72% dos entrevistados consideram “aceitável” que plataformas bloqueiem conteúdo racista ou odioso. A maioria também apoia que empresas de tecnologia impeçam anúncios políticos que violem os termos de uso contra a disseminação de informações falsas. No geral, 71% dos entrevistados acreditam que “as empresas de mídia social devem limitar informações falsas ou enganosas sobre eleições”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Derek Turner, assessor sênior de políticas da Free Press, ressalta que “um número alarmante de pessoas não se sente bem informado sobre as eleições locais”, mencionando que o alto custo do acesso à internet ainda é um desafio para muitos americanos. A pesquisa mostra que apenas 28% dos adultos se sentem “muito bem informados” ao votar em eleições locais, com percentuais ainda mais baixos entre latinos e asiático-americanos. O estudo envolveu 3.000 adultos nos EUA, entre os 1 e 18 de março.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Trens de carga China-Europa registram volume recorde em maio

Viagens aumentaram 14% em termos anuais, para 1.724, e volume de mercadorias cresceu 13% ...

Gretchen se pronuncia após morte de Chrystian, seu 1º marido; veja

Chrystian morreu na última quarta-feira (20/6) e, desde então, a expectativa sobre um pronunciamento...

Senado aprova idade máxima para veículos de autoescolas

Motocicletas podem ter até 8 anos, automóveis até 12 anos e transportes de carga...

Polêmica: saiba como funcionam as leis de aborto mundo afora

O debate relativo ao aborto no Brasil ganhou atenção de toda a sociedade civil...

Mais para você