InícioEditorialPesquisadores da UFPA criam sistema de geração de energia renovável para locais...

Pesquisadores da UFPA criam sistema de geração de energia renovável para locais isolados do país

Buscando levar energia renovável a locais isolados, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolveram uma tecnologia de geração de força elétrica que pode operar de forma autônoma e isoladamente do sistema de distribuição convencional. O projeto é uma parceria com a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, e deve começar a ser testado em Altamira, a partir de 2024. A inovação compreende uma estratégia de gerenciamento de energia para um sistema fotovoltaico híbrido, a partir do armazenamento da produção gerada por bateria e bancos de supercapacitores para uma microrrede. Essa rede local de distribuição e consumo de energia elétrica pode ser separada da concessionária, ajudando a manter o fornecimento de energia local. Com isso, os pesquisadores esperam beneficiar 4 milhões de pessoas que vivem em 1,4 milhão de domicílios em locais isolados do país. O projeto ganhou o prêmio “O Setor Elétrico”, na categoria inovação e tecnologia, e contribui com a diminuição do uso de combustíveis fósseis e no combate às mudanças climáticas.

Thiago Mota Soares, coordenador do projeto, destaca o desenvolvimento de um conversor eletrônico que faz o armazenamento e despacho da energia. Tudo será feito por meio de um algoritmo, em fase de aprimoramento, destaca o pesquisador. “Também estamos desenvolvendo um software para fazer a gestão do processo de geração de energia, armazenamento e despacho para a rede elétrica, ao mesmo tempo em que irá gerar, em tempo real, dados da medição das operações e projeção de cenários. Assim, o software atuará como um simulador para evitar a possibilidade de falhas no sistema”, explica Soares.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ex-TV Globo revela ter sido vítima de abuso sexual na infância

Helga Nemetik decidiu quebrar o silêncio e expor ter sido abusada sexualmente durante a...

STF proíbe questionamentos sobre vida sexual de mulheres vítimas de violência

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por unanimidade, proibir questionamentos sobre o histórico sexual...

Zambelli pedirá suspeição de Moraes e Cármen Lúcia após uso da expressão ‘desinteligência natural’

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) informou que pedirá a suspeição dos ministros Cármen...

Mais para você