InícioNotíciasPolíticaPetrobras diz que não atua para comprar fatia na Vibra

Petrobras diz que não atua para comprar fatia na Vibra

A Petrobras divulgou comunicado a investidores no fim da tarde desta sexta-feira (26/5) afirmando que são “inverídicas” as notícias de que a petroleira estaria tentando comprar uma fatia na Vibra Energia.

O tema ganhou força nos últimos dias. Os rumores são de que a Petrobras estaria estudando uma ação coordenada com a Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

A Vibra foi originada da antiga BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras até 2019 e privatizada em meio ao plano de desinvestimentos da empresa nos governos anteriores.

Em comunicado, a Petrobras afirmou que, “em relação às notícias veiculadas na mídia, informa que não está participando de qualquer ação coordenada com a Previ ou outra instituição com o objetivo de adquirir as ações de emissão da empresa Vibra Energia”.

A plataforma de informações de mercado TC Scoop publicou na véspera que o governo teria pedido à Petrobras e à Previ que estudassem a possibilidade de adquirir ações da Vibra. A estatal disse serem “inverídicas as matérias acerca do assunto”.

Ações da Vibra subiram com rumor sobre PetrobrasO rumor ganha mais força diante dos debates no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre uma reestatização da Eletrobras, privatizada no ano passado. A leitura nos mercados é de que é plausível que haja um desejo de que a Vibra vá pelo mesmo caminho.

Com os rumores de uma recompra pela Petrobras, as ações da Vibra subiram mais de 30% no último mês. Em relatório, o Bradesco BBI afirmou que o movimento pode significar que o mercado está se posicionando, caso o negócio ocorra.

Analistas do banco destacaram que uma recompra tenderia a gerar ganhos aos atuais acionistas da Vibra. O estatuto da companhia possui o chamado poison pill, de modo que um investidor que chegue a 25% do capital tenha de fazer uma oferta por toda a empresa. A oferta tem de ser feita na cotação mais alta dos últimos 18 meses, mais um prêmio de 15%.

Tal cenário poderia ser o caso da Petrobras, o que embasou a alta no papel da Vibra no mês. A estatal, no entanto, afirma que qualquer fato relevante será comunicado ao mercado e que “reforça o seu compromisso com a ampla transparência”.

Leia na íntegra o comunicado da Petrobras sobre a Vibra“A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, em relação às notícias veiculadas na mídia, informa que não está participando de qualquer ação coordenada com a Previ ou outra instituição com o objetivo de adquirir as ações de emissão da empresa Vibra Energia e que são inverídicas as matérias acerca do assunto.

A Petrobras esclarece que eventuais ações em relação à aquisição de participação em qualquer empresa exigem análise cuidadosa sob a perspectiva de gestão de portfólio e devem ser conduzidas com observância das práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis. A Companhia reforça o seu compromisso com a ampla transparência dos processos de gestão de seu portfólio e que fatos relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado.”

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Petição para arquivar PL “antiaborto” tem 100 mil assinaturas em 24h

Abaixo-assinado “Arquiva, Lira” pede que texto que equipara o aborto ao homicídio não chegue...

Autor diz que PL do Aborto é “light” e Lula “não sabe falar da vida”

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do projeto de lei que equipara o...

Bolsonaro decidirá candidatos do PL para eleições de 2026

O presidente do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, afirmou em propaganda veiculada na...

STF precisa investir em “humildade institucional”, diz Moro

Para o senador, a Suprema Corte deve se autorrestringir para não tomar decisões que...

Mais para você