InícioNotíciasPolicialPF deflagra Operação Não Seja um Laranja

PF deflagra Operação Não Seja um Laranja

Policiais cumprem mandados de busca e apreensão em sete estados para combater fraudes bancárias eletrônicas.

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27/11) a operação Não Seja um Laranja 4 para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas. A ação contou com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da associação Zetta* e Associação Brasileira de Internet (Abranet)** e seus bancos e instituições filiadas.

A operação faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, que tem como um dos principais pilares a cooperação com a instituições bancárias e financeiras no combate às fraudes bancárias eletrônicas.

A Polícia Federal cumpre 30 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina , Rio Grande do Sul e São Paulo.

Nos últimos anos, as investigações da PF detectaram um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a mercantilização de abertura de contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.

Os delitos a serem apurados na Operação ‘Não Seja um Laranja 4’ são associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

Essa é mais uma operação de caráter nacional que visa coibir esse tipo de conduta criminosa, a exemplo das ações já realizadas nos anos de 2022 e 2023 com alcance nacional.

A Polícia Federal alerta

Emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, que tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.

*A Zetta é uma associação criada por empresas de tecnologia com atuação no setor financeiro e de meios de pagamentos.

** Abranet – Associaçao Brasileira da Internet, foi fundada em 1996 e desde então é parte relevante das principais discussões sobre os serviços de internet no Brasil e no mundo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Angelina Jolie avança em processo judicial contra Brad Pitt

Angelina Jolie, de 49 anos, obteve uma decisão judicial que pode expor detalhes sobre...

Mochila de estudante que caiu em bueiro é localizada a 2 km de local de acidente em Dias d´Ávila

Uma mochila que seria da adolescente Amanda Max Teles da Silva, de 12 anos,...

Linhas de crédito e financiamento que vão apoiar o crescimento de pequenos negócios em 2025

Empreendedores de pequenos negócios enfrentam continuamente o desafio do crescimento e da sustentabilidade em...

Mais de mil sites falsos já foram criados mirando a Black Friday

(FOLHAPRESS) - A Black Friday deste ano, marcada para a próxima sexta-feira (29), nem...

Mais para você