InícioEditorialPolítica NacionalPF está mais interessada em investigar críticos ao governo, diz Moro

PF está mais interessada em investigar críticos ao governo, diz Moro

Segundo o senador, as políticas de segurança pública do país são “insuficientes” para combater o crime organizado

Segundo o ex-juiz Sergio Moro (foto), o debate sobre o uso de câmeras corporais por policiais é “válido, porém, insuficiente” Reprodução/Youtube @jovempannews – 17.jun.2024

PODER360 17.jun.2024 (segunda-feira) – 23h12

O senador e ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (União Brasil-PR) criticou nesta 2ª feira (17.jun.2024) o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por, segundo ele, não ter uma política de segurança pública.

Segundo o ex-juiz, a PF (Polícia Federal) está mais interessada em investigar os “críticos ao governo” e, por isso, “faltam recursos para investigar o crime organizado”.

Em entrevista ao programa “Direto ao Ponto”, da Jovem Pan News, Moro afirmou que a única iniciativa debatida pelo governo é o uso de câmeras corporais por policiais. Para o senador, a medida é válida, mas “insuficiente”.

“Só vemos um debate sobre câmeras que é válido, mas não pode resumir segurança pública a isso. Quando assumi [o Ministério da Justiça e Segurança Pública] falei: ‘Vamos combater o crime organizado’. Tem jeito de combater o crime? Tem, mas tem que ter estratégia”, declarou.

Em 28 de maio, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou diretrizes nacionais do uso de câmeras corporais por policiais.

A portaria foi assinada depois que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou um edital para a compra dos equipamentos. O documento indica que poderiam ser acionadas pelos próprios agentes durante as operações.

Os métodos anunciados por Lewandowski diferem do modelo adotado pelo governo paulista. Enquanto o Estado deixa a decisão de ligar e desligar as câmeras para os policiais, o órgão federal estabelece 3 possibilidades de acionamento:

remoto, por meio de uma ordem do superior hierárquico do policial; ligação automática depois de o policial deixar a unidade em que trabalha; acionamento individual em situações para privacidade do agente.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula diz que Juscelino Filho será afastado se indiciamento for aceito

Ministro das Comunicações foi indiciado pela PF pelos crimes de corrupção passiva, fraude em...

Lula: Bolsonaro ter ganhado joias mostra que “tem alguma coisa errada”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26/6), que o...

Governo do Estado promove ações de saúde e cidadania em Feira de Santana

  Os moradores de Feira de Santana terão acesso a diversos serviços de saúde, a...

Mais para você