InícioEditorialPF prende quadrilha internacional que transportava drogas em caminhões

PF prende quadrilha internacional que transportava drogas em caminhões

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (4/11), a Operação Overlord, para desarticular organização criminosa que atua no tráfico internacional de entorpecentes. A droga era transportada a partir de Guaíra (PR) e tinha como destino a cidade de São Paulo.

A operação mobilizou cerca de 100 policiais federais para o cumprimento de 29 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra, sendo 18 de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva, nas cidades de Guaíra (PR), Terra Roxa (PR), Xambrê (PR), São Paulo, Barueri (SP), Itupeva (SP) e Jundiaí (SP).

A investigação durou aproximadamente um ano e, nesse período, a PF conseguiu vincular três flagrantes de tráfico de drogas à atuação da quadrilha. No total, apreendeu mais de 1 tonelada de cocaína e 1,2 tonelada de maconha.

De acordo com a corporação, a organização usava empresas de transporte de fachada, cujos sócios eram laranjas conscientes do esquema e com as quais eram contratados fretes de mercadorias lícitas a fim de dissimular o carregamento de drogas em fundos falsos instalados nos caminhões. Era comum, ainda, a transferência de propriedade dos veículos utilizados para o transporte e para “bater” a carga entre os integrantes da quadrilha.

Os criminosos passaram a ganhar muito dinheiro com o esquema permitindo a compra de imóveis, automóveis, entre outros bens de alto valor. Deste modo, além dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, a operação tem como objetivo descapitalizar o bando. A Justiça determinou o sequestro de bens móveis e imóveis ligados a 19 investigados, o bloqueio de contas em nome das pessoas físicas e jurídicas vinculadas, em especial dos líderes e ainda o bloqueio de 45 veículos de propriedade de seus membros.

Os envolvidos deverão responder pela prática de tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 33 anos de prisão. A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Paraná através do Grupamento de Operações Aéreas (G.O.A.).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula exalta campanha de solidariedade e envio de doações ao RS

Segundo presidente, quase 2.000 toneladas de donativos já foram encaminhadas ao Estado por órgãos...

Maya Massafera recebe elogios após posar com look transparente

Maya Massafera encantou os seguidores na manhã deste sábado (11/5), ao compartilhar fotos de...

CPF de Haddad foi usado irregularmente em plataforma de bet

Em dezembro do ano passado — quando o Congresso ainda analisava o projeto que...

Chuvas no Rio Grande do Sul vão parar? Meteorologista analisa

O Rio Grande do Sul está passando por um período particularmente desafiador em termos...

Mais para você