InícioNotíciasPolíticaPimenta: governo quer “disposição para construir pautas” no Congresso

Pimenta: governo quer “disposição para construir pautas” no Congresso

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicações da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou, nesta segunda-feira (30/1), que o governo espera “compromisso com a democracia” nas presidências do Senado e da Câmara.

Na quarta-feira (1º/2), deputados e senadores tomam posse aos cargos e elegem os presidentes das Casas Legislativas.

O PT já sinalizou apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara, e de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado Federal. Nesta segunda, Pimenta disse que a presidência das Casas deve ter “disposição para construir pautas”.

“Queremos ter à frente do Senado e da Câmara parlamentares que tenham compromisso com a democracia, disposição de construir pautas junto conosco, como foi com a PEC da Transição, independente de ser do PT ou não”, afirmou o ministro.

EleiçõesDeputados e senadores voltam aos trabalhos legislativos no Congresso Nacional em 1° de fevereiro para definir quem comandará as duas casas pelos próximos dois anos.

As eleições para os cargos de presidente da Câmara e do Senado ocorrem logo após a abertura do ano legislativo e da cerimônia de posse dos parlamentares eleitos.

Até o momento, tudo indica que o atual comandante dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve ser reeleito. O concorrente até o momento é Chico Alencar (RJ), que tem o apoio isolado do PSol e é o único a se opor ao alagoano.

No Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apesar de favorito, enfrenta resistência entre os aliados do ex-presidente Bolsonaro.

Rogério Marinho é o nome do Partido Liberal para a presidência da Casa Alta. Na última semana, o PL cravou o apoio do PP e do Republicanos. Há, ainda, o candidato do Podemos, Eduardo Girão (CE), que promete tirar votos dos demais concorrentes.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e...

Cláudio Castro culpa União por dívida contraída por Copa e Olimpíada e provoca Haddad

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) 27 de...

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Mais para você