InícioNotíciasPolíticaPimenta: governo quer “disposição para construir pautas” no Congresso

Pimenta: governo quer “disposição para construir pautas” no Congresso

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicações da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou, nesta segunda-feira (30/1), que o governo espera “compromisso com a democracia” nas presidências do Senado e da Câmara.

Na quarta-feira (1º/2), deputados e senadores tomam posse aos cargos e elegem os presidentes das Casas Legislativas.

O PT já sinalizou apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara, e de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado Federal. Nesta segunda, Pimenta disse que a presidência das Casas deve ter “disposição para construir pautas”.

“Queremos ter à frente do Senado e da Câmara parlamentares que tenham compromisso com a democracia, disposição de construir pautas junto conosco, como foi com a PEC da Transição, independente de ser do PT ou não”, afirmou o ministro.

EleiçõesDeputados e senadores voltam aos trabalhos legislativos no Congresso Nacional em 1° de fevereiro para definir quem comandará as duas casas pelos próximos dois anos.

As eleições para os cargos de presidente da Câmara e do Senado ocorrem logo após a abertura do ano legislativo e da cerimônia de posse dos parlamentares eleitos.

Até o momento, tudo indica que o atual comandante dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve ser reeleito. O concorrente até o momento é Chico Alencar (RJ), que tem o apoio isolado do PSol e é o único a se opor ao alagoano.

No Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apesar de favorito, enfrenta resistência entre os aliados do ex-presidente Bolsonaro.

Rogério Marinho é o nome do Partido Liberal para a presidência da Casa Alta. Na última semana, o PL cravou o apoio do PP e do Republicanos. Há, ainda, o candidato do Podemos, Eduardo Girão (CE), que promete tirar votos dos demais concorrentes.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PT lançará fórum da Palestina em São Paulo em 25 de junho

Grupo é criado para fortalecer o apoio à causa Palestina dentro do partido; evento...

Confira como foi a reinauguração da Escola Municipal Vereador Genivaldo Bispo de Oliveira

Nesta quinta-feira (20), ocorreu a reinauguração da Escola Municipal Vereador Genivaldo Bispo de Oliveira...

Marido de Cleo dá detalhes de grave acidente: “Quadro perigoso”

Depois do portal Leo Dias contar que o marido de Cleo, Leandro D’Lucca havia...

Mais para você