A Rodovia BA-283 que liga os municípios de Itabela e Guaratinga, foi liberada após quase três horas de interdição por motoristas de transporte de passageiros por aplicativo. O bloqueio ocorreu por volta das 6h30 e foi liberado às 09h, após negociação com a Polícia Rodoviária Estadual.
O protesto foi realizado por motoristas cadastrados ao aplicativo ATIPP Brasil (similar ao Uber), que queriam chamar a atenção das autoridades competentes sobre o reconhecimento e regulamentação da atividade na região. Eles afirmam que são protegidos juridicamente por lei federal que autoria o transporte via aplicativo.
“O intuito do nosso movimento é que as autoridades estaduais tomem conhecimento das apreensões abusivas feita pela AGERBA contra os motoristas do aplicativo que estão trabalhando dentro da LEI” disse Josenilson Silva, presidente da UTIIPP.
O advogado, Kenoel Viana, responsável pelo corpo jurídico da UTIPP Brasil, também esteve no local e informou que a plataforma digital atende às exigências previstas na lei 12.587/12 em que trata da política nacional de mobilidade urbana.
O ato teve reforço policial de duas guarnições do Batalhão Especial de Polícia do Estado da Bahia (RONDESP). As solicitações dos motoristas serão encaminhados aos órgãos competentes.
Fonte | Bahiadiaadia
Foto: Adson Rodrigues/ Furo31