InícioEditorialPolítica NacionalPL que estabelece 1988 como marco temporal na demarcação de terras indígenas...

PL que estabelece 1988 como marco temporal na demarcação de terras indígenas já tem assinaturas para urgência

Proposta do deputado Fábio Garcia fixa o ano da Constituição como data limite; STF deve retomar em junho o julgamento que usa o mesmo critério

REYNESSON DAMASCENO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Indígenas no Acampamento Terra Livre (ATL), considerado a maior mobilização de povos do país

O deputado federal Fábio Garcia (União-MT) afirmou nesta segunda-feira 15, que conseguiu reunir quantidade de assinaturas suficientes para a tramitação em regime de urgência urgentíssima de projeto que estabelece o ano da promulgação da Constituição Federal, em 1988, como novo marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Garcia, autor da proposta, é integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), mas o requerimento de urgência foi solicitado pelo deputado federal Zé Trovão (PL-SC), ferrenho apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Sob a alegação de que a mudança possa trazer segurança jurídica aos produtores rurais, o projeto estabelece que novas demarcações só seriam autorizadas desde que previstas até a Constituição.

“A aprovação deste projeto é fundamental para trazer segurança jurídica tanto para as comunidades indígenas quanto para os produtores rurais, evitando conflitos e garantindo a estabilidade das atividades produtivas nas áreas rurais”, diz a justificativa do requerimento de urgência. O mesmo critério utilizado — a data da promulgação da Constituição Federal como marco temporal para demarcações de terras indígenas — está em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF). A corte deverá retomar em junho o julgamento sobre se decide ou não permitir a demarcação de áreas que já estavam ocupadas por indígenas até o dia 5 de outubro de 1988.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Carmen Lúcia é eleita presidente do TSE

A ministra assumirá posto deixado por Moraes no biênio 2024-2026; Nunes Marques é eleito...

Juiz de garantias: TSE dá 60 dias para instalação na Justiça Eleitoral

Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram, nesta terça-feira (7/5), uma...

Relembre 3 famosos banidos da Globo que vivem de forma diferente hoje

Reprodução/Instagram 1 de 1 pedro cardoso instagram ...

Mais para você