Comandante da Polícia Militar de São Paulo (PMSP), o coronel Kássio Araújo de Freitas determinou a demissão dos soldados Leandro Lopes Pereira e Diogo Alves por faltas disciplinares de natureza grave. Os dois foram flagrados bebendo em serviço, juntos a uma viatura oficial da corporação.
A denúncia protocolada contra os militares informa que os dois abandonaram a área de atuação estabelecida para a unidade que ocupavam e foram ingerir bebidas alcoólicas. Ao retornar ao 20º Batalhão de Polícia do Interior (20º BPM/I), em Caraguatatuba, onde atuavam, a dupla foi confrontada pelo oficial de plantão.
Diogo Alves proferiu ofensas e desacatou o oficial, chegando até mesmo a quebrar objetos de patrimônio da PM durante o momento de ira. Os dois soldados foram encaminhados a um Conselho Disciplinar e responderam a procedimento aberto pela Corregedoria da Polícia Militar.
O órgão colegiado concluiu que Pereira e Alves cometeram infrações previstas nos artigos 12 e 13 da Lei 893/01, o Regulamento Disciplinar da PM. Eles foram condenados por “desrespeitar superior, afastar-se, quando em atividade policial-militar, da área em que deveriam permanecer, embriagar-se quando em serviço, danificar bens pertencentes ao patrimônio público e apresentar-se mal uniformizados, com o uniforme alterado ou diferente do previsto”.