InícioEditorialPor que 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho...

Por que 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+?

Os anos 1950 e 1960 nos Estados Unidos foram caracterizados por uma política intensa de repressão à diversidade sexual. Naquela época, gays e lésbicas eram proibidos de frequentar bares, e travestis poderiam ser presas por vestirem roupas “femininas”. O Stonewall Inn, localizado em Greenwich Village, na cidade de Nova York, era um bar que permitia a entrada de pessoas gays, o que o tornou um local popular entre a comunidade LGBTQIA+. No dia 28 de junho de 1969, o bar se tornou o epicentro de uma revolução pela garantia dos direitos fundamentais. A revolta de Stonewall foi uma resposta às frequentes batidas policiais e à opressão enfrentada pela comunidade LGBTQIA+ na época. Na noite de 28 de junho de 1969, quando a polícia invadiu o bar, as pessoas presentes decidiram resistir e enfrentar a violência, em vez de se submeterem às prisões e humilhações habituais.

A partir desta data, uma série de manifestações tomaram conta das ruas ao redor do bar, marcando o início de um movimento pela luta e respeito da comunidade LGBTQIA+ em todo o mundo. Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera foram figuras importantes e precursoras dessa luta. Juntas, elas criaram a STAR (Street Transvestite Action Revolutionaries), uma organização de acolhimento a jovens trans e pessoas não-brancas sem-teto. Infelizmente, Marsha perdeu a vida durante essa tomada de frente do movimento. Ela foi encontrada sem vida no dia 6 de julho de 1992, no píer do rio Hudson. No entanto, a polícia de Nova York considerou o caso como um suicídio. Porém, a versão dada pelas autoridades é contestada pelos amigos e conhecidos de Marsha que lutam, até os dias de hoje, por justiça pela morte da ativista. 

Parada do Orgulho LBBTQIA+ de São Paulo é uma das maiores do mundo

Parada do Orgulho LBBTQIA+ de São Paulo é uma das maiores do mundo (Arquivo Pessoal/Guilherme Barbosa)

Portanto, o mês de junho é conhecido internacionalmente como mês do orgulho, e a data do dia 28 marca o dia em que a comunidade LGBTQIA+ começou a lutar por seus direitos e garantias fundamentais.  Durante todo mês, paradas LGBTQIA+ acontecem em vários lugares do mundo — São Paulo obtém o recorde de maior evento neste segmento. O mega evento que ocorreu na Avenida Paulista no último dia 11 de junho reuniu cerca de 4 milhões de pessoas e movimentou a economia da cidade em diferentes setores.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mc Alan do Mdn: A História de Superação Do Artista Que Transformou Dores em Melodia

A história de Alan, de 21 anos, é um retrato de resiliência e transformação....

Inquérito sobre trama golpista será enviado à PGR na segunda (25/11)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes vai remeter à Procuradoria-Geral...

Johnny Hooker revê fala sobre Fernanda Torres e critica sanha de ‘queimar na fogueira’ opiniões diferentes

 (FOLHAPRESS) - No momento em que brasileiros fazem campanha pela indicação de Fernanda Torres...

Esmeralda Bahia: Justiça dos EUA determina repatriação da maior pedra preciosa do mundo

A Justiça dos Estados Unidos acatou, nesta quinta-feira (21), o pedido de repatriação da...

Mais para você