Milhares de mariposas brancas estão invadindo a cidade de Prado. Desde o último domingo, as Mariposas são atraídas pela iluminação das lâmpadas durante a noite e acaba causando sérios transtornos a população.
Além da sujeira, os insetos mortos exalam um odor, que atrai as moscas varejeiras que, por sua vez, deixam larvas sobre eles. A situação está insuportável, reclama um morador, atordoado com o problema.
O forte odor exalado pela mariposa morta é típico. “O cheiro é proveniente de muita matéria orgânica. Se as fêmeas morrem sem depositar os ovos, esses ovos apodrecem e provocam o odor.” As mariposas são atraídas pela luminosidade artificial.
As ruas e avenidas estão cheias dos insetos que voam ao redor das lâmpadas. Desequilíbrio: A tal ‘borboletinha’ é na verdade uma mariposa, até porque, as borboletas não voam no período noturno. A mariposa se reproduz nessa época incentivada pelo calor e chuva. Ela sai para o vôo onde se acasala e faz a postura na água.
Os ovos afundam na água dando origem a uma larva. Essa mariposa existe no Brasil e em outros países. O que pode estar acontecendo é um desequilíbrio.
Segundo informações, os predadores naturais que se alimentavam dessa larva, devem estar deixando de existir. Com isso elas estão se reproduzindo em grande escala.
Por Claydson Motta | Prado Notícia